Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sábado, 31 de outubro de 2009

Sevens na Argentina

O item de hoje é um carimbo argentino de 2001 que celebra a realização em Mar de la Plata (bem perto de Buenos Aires) do 3° Campeonato do Mundo de Sevens que se realizou entre 26 e 28 de Janeiro desse ano.
A Nova Zelândia ganhou na final à Austrália por 31-12. Neste torneio brilhou Jonah Lomu que marcou 3 ensaios na final sem que praticamente tenha jogado durante a fase de grupos.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Rugby de saias???

Hoje mostro-vos um carimbo dos Estados Unidos que comemora o rugby feminino. Trata-se de um carimbo realizado para o jogo entre as equipas nacionais dos EUA e do Canadá que teve lugar a 08/08/1999 em Saranac Lake, estado de Nova Iorque e que a equipa da casa venceu por 16-11.

sábado, 24 de outubro de 2009

Tonga Sevens

Lançados a 27/07/2002, estes selos de Tonga celebram uma das variantes da modalidade mais espectacular e que entrará no programa olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro: os Sevens! Eles são a minha peça de hoje.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rússia, 1984

Hoje seleccionei um envelope pré-timbrado da União Soviética. Este envelope mostra um jogador em progressão com a bola na mão e tem inscrito "Campeonato Europeu de Rugby - Moscovo - 1984". Espero que gostem.



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Campeonato do Mundo 1995, os 4 grupos

A Roménia, como já referi anteriormente, é um dos países com mais artigos relacionados com o rugby. Hoje, por exemplo junto 4 carimbos com a constituição dos 4 grupos do Campeonato do Mundo de 1995, na África do Sul.


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Papua-Nova Guiné também gosta de rugby

A imagem de hoje volta a ser um selo. Trata-se do selo de 26/06/1991, originário da Papua-Nova Guiné que faz parte de uma série emitida para comemorar os 9º Jogos do Pacifíco Sul.



75 Anos da FIRA-AER

Os 75 anos da FIRA-AER vão ser festejados em Bruxelas, a pouco mais de 200km do Luxemburgo. Um jogo entre uma selecção europeia (uma première ainda para mais na capital da Europa) e os Barbarians Franceses terá lugar no Estádio Rei Balduino (tristemente conhecido como o Estádio do Heysel) no dia 14 de Novembro. Importa realçar que Portugal estará (muito bem) representado já que o seleccionador nacional, Prof. Tomaz Morais será um dos treinadores da equipa europeia que contará com a participação de Luis Pissarra e Miguel Portela. Eu conto lá estar...aqui fica o cartaz.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Roménia - União Soviética, 1987

A Roménia, juntamente com a França são os países que com mais peças contribuem para a minha colecção. Aqui vos deixo uma delas com mais de 20 anos: um carimbo relativo ao jogo entre a Roménia e a União Soviética disputado a 25 de Outubro de 1987 em Iasi (Roménia) a contar para o Campeonato Europeu de Rugby e que terminou com uma vitória da equipa da casa por 18-10.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Centenário do rugby na Austrália

A emissão do dia de hoje é uma emissão dos correios australianos para comemorar o centenário da "Rugby League", hoje conhecida como Telstra Premiership. Esta emissão de 2008, compreende 16 selos diferentes, com 16 jogadores envergando e representando as 16 equipas presentes na competição (10 de New South Wales, 3 de Queensland, 1 de Victoria, 1 do Australian Capital Territory e 1 da Nova Zelândia). O campeão de 2009 é Melbourne Storm que derrotou na final Parramalta Eels por 23-16. Não me vou alongar em explicações uma vez que junto o texto de apresentação da emissão.




domingo, 18 de outubro de 2009

Envelopes do Campeonato do Mundo de 2007

Hoje apresento-vos um conjunto de 5 envelopes pré-selados lançados pelos correios franceses por ocasião do Campeonato do Mundo de 2007. O grafismo é bastante semelhante - o selo pré-impresso é o mesmo em todos os envelopes e mostra um jogador a transformar um pontapé de penalidade. Os cinco mostram diferentes fases do jogo e são da autoria de E. Fayolle, tendo como base fotografias do l'Équipe e de Francotte/PresseSports.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Hugo Porta, um monstro do rugby

Hoje tenho para vos mostrar um bloco filatélico argentino de que gosto imenso não só pelo seu grafismo, mas também porque presta uma justa homenagem a um dos maiores vultos do desporto do país das pampas: Hugo Porta.
Hugo Porta foi um dos melhores médios de formação de que me lembro. Começou por jogar futebol, mas acabou (felizmente) por se mudar para o rugby onde veio a tornar-se uma lenda. Nasceu em Buenos Aires (11/09/1951). Durante a sua longa carreira internacional, Porta teve a oportunidade de defrontar todas as grandes potências do rugby mundial. Jogou, naturalmente, pelos Pumas mas também pelos South American Jaguars e foi o único argentino a jogar pelos South African Barbarians. Na sua carreira actuou 58 vezes pelos Pumas tendo capitaneado a equipa argentina em 34 ocasiões incluindo durante o Campeonato do Mundo de 1987 (o 1º) já com 36 anos de idade.
A sua extraordinária carreira foi reconhecida pelo IRB que o incluiu no IRB Hall of Fame.
Hugo Porta é arquitecto, mas quando deixou de jogar foi ocupar as funções de Embaixador do seu país na África do Sul a convite do Presidente Menem. Mais tarde chegou a ser Ministro do Desporto.
Entre outras honrarias é Grande Oficial da Ordem Nacional de Mérito da República Francesa.
Segundo se diz quando o seu carro foi roubado por bandidos em Buenos Aires estes decidiram devolvê-lo quando se deram conta de quem era o seu proprietário.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O 1º selo com rugby como inspiração


Este selo foi emitido em 1951 pelas ilhas Fidji. Nele podemos ver o rei George VI (pai da Rainha Isabel II e anterior monarca) e Malakai Labaibura, um rugbyman fidjiano preparando-se para chutar a bola. O valor facial deste selo é de 2d aos quais se juntou 1d extra que serviu para financiar o sector da saúde na ilha.


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Envelope pré-selado do Campeonato do Mundo de 1999

Hoje tenho um envelope pré-selado para partilhar convosco. É um objecto com 10 anos e foi emitido pelos correios franceses para comemorar o Campeonato do Mundo de 1999, organizado pelo País de Gales. A final que teve lugar no recém inaugurado Millenium Stadium de Cardiff a 06/11/1999 viu a Austrália (de Eales, Gregan e Larkham) vencer o seu segundo título ao derrotar a França por 35-12. O envelope mostra numa imagem desfocada um jogador a correr com a bola na mão e no "selo" pré impresso pode ver-se uma placagem. O carimbo é, também ele, alusivo ao tema. A imagem foi ligeiramente tratada para suprimir o nome e a morada do destinatário do envio postal.

Cartaz do Campeonato Europeu de Sub-19



Aproveito também para vos dar a conhecer o cartaz do Campeonato Europeu de Sub-19 que vai ter lugar em Coimbra, Anadia e Lousã de 25 a 31 do corrente mês. O vencedor terá presença garantida no Junior World Rugby Trophy 2010.

14ª Gala do Desporto

Este meu primeiro e curto post do dia serve unicamente para me congratular pelo facto de, mais uma vez, o rugby fazer parte dos nomeados para a "Gala do Desporto" organizada pela Confederação do Desporto de Portugal.
Trata-se, pelo segundo ano consecutivo, da nomeação dos nossos Sevens para a categoria de "equipa do ano", prémio que venceu no ano passado.
Uma vez que se trata de uma votação popular, convido-os a votar em:
http://galacdp.sapo.pt/

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ellis Park, Johannesburg

O item de hoje é um carimbo! Este carimbo celebra a re-inauguração (após uma extensa renovação) de um dos estádios mais conhecidos do mundo do rugby: Ellis Park, em Johannesburg.
Este estádio, hoje com o nome de Coca-Cola Park (desde o ano passado) foi palco da célebre final do campeonato do Mundo de 1995, vencida pelos Springboks
contra a Nova Zelândia por 15-12. O seu nome original vem de JD Ellis o Conselheiro Municipal que negociou com a Transvaal Rugby Football Union os terrenos onde o estádio veio a ser edificado. O estádio foi inaugurado em 1928 num jogo contra os All Blacks e continua, mais de 80 anos após a sua inauguração original a receber jogos de rugby do mais alto nível.
Creio que o carimbo e o próprio envelope comemorativo estão bem conseguidos.



Adicionar imagem

domingo, 11 de outubro de 2009

Marcoussis e o CNR Francês

Durante os próximos dias vou mostrar-vos que uma colecção filatélica não é só feita de...selos! Na verdade, a filatelia junta aos selos todos os outros tipos de peças relacionadas com o envio postal, tais como os carimbos, os envelopes pré-selados (envelopes vendidos com selos já impressos) de emissão pública, semi-pública e privada e impressões de máquinas de franquia (em francês EMA).
Começo precisamente por este último tipo. O que vos mostro hoje são dois exemplares de impressões destas máquinas que dizem respeito a Marcoussis: uma em encarnado e uma outra em azul com o valor em Euros.
Marcoussis é a localidade onde a Federação Francesa de Rugby decidiu instalar o seu Centro Nacional de Rugby. Tudo começou em 1998 quando a FFR decidiu criar uma infraestrutura que respondesse às necessidades dos diferentes actores do rugby francês (jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes). O CNR foi oficialmente inaugurado a 18/11/2002, situa-se a pouco menos de 30km de Paris e tem condições extraordinárias para a prática e desenvolvimento da modalidade.
Para quem quiser saber mais sobre o CNR (quem me dera que em Portugal tivéssemos algo de semelhante) pode consultar o site da FFR em:

http://www.ffr.fr/index.php/ffr/cnr




sábado, 10 de outubro de 2009

Ireland Call

Hoje apresento-vos duas imagens! Tratam-se de dois blocos filatélicos da "An Post", os correios irlandeses, emitidos antes do Campeonato do Mundo de 2007 (20/08/2007) de que eu gosto bastante por força de um grafismo muito bem conseguido. Estes blocos "representam a vivacidade e o drama no campo de jogo" e celebram o sucesso do rugby irlandês (ainda antes da vitória no VI Nações de 2009).
Num deles vemos a acção dos jogadores irlandeses num alinhamento na histórica vitória sobre a Inglaterra em Crook Park (2007) e no outro vemos Paul O'Connell em acção, representando a força e a resistência dos jogadores irlandeses.
Em ambos os blocos vemos o logótipo "Rugby Portugal" na parte inferior dos mesmos.
Espero que gostem!



sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Allez les petits"

A minha peça de colecção de hoje é algo um pouco particular e raro mas como diz respeito a Portugal resolvi que seria uma boa ideia para os primeiros dias da minha apresentação. Trata-se de um selo francês de 2007 com uma vinheta (um anexo, se assim quiserem) com o logótipo "Rugby Portugal".
Em França, alguns meses antes do Campeonato do Mundo de 2007, os correios franceses lançaram um selo alusivo à expressão "Allez les petits" numa homenagem ao célebre comentador de rugby francês Roger Couderc, que utilizava esta expressão para incentivar os "bleues" quando dos seus jogos. Este selo servia também como o encorajamento de "La Poste" à selecção nacional francesa para o Campeonato do Mundo organizado pela França.

Foi lançado na versão tradicional com goma (cola no verso para lamber) e na versão autocolante. A versão autocolante permitia aos filatelistas interessados comprar folhas de 10 selos em que era possível utilizar uma imagem à escolha do mesmo como anexo ao selo.
Foi assim que um filatelista francês resolveu utilizar os logótipos das diferentes selecções participantes como anexos dos seus selos
"Allez les petits". Por esta razão, esta edição personalizada é extremamente rara não devendo existir mais de algumas dezenas de exemplares em todo o mundo.

Sevens no Rio - Rugby de volta aos JO

Aqui está a grande notícia porque todos esperávamos: o rugby volta aos Jogos Olímpicos depois de muitas décadas de afastamento.
O COI aprovou hoje a entrada dos Sevens no programa dos JO do Rio de Janeiro em 2016.
Esta variante, sem dúvida espectacular, vai ser uma digna representante da "nossa" modalidade.
É também de salientar que é uma decisão muito positiva para Portugal pois teremos fortes possibilidades de estar representados na competição.
Resta ver o que fará a FPR para desenvolver a modalidade, já que, à primeira vista, o facto de ter recusado o convite do IRB para participar nos 8 torneios do circuito (vamos participar em 5) com custos pagos não me parece a melhor solução. Pode dizer-se que é para preservar a boa imagem que temos uma vez que os nossos principais jogadores estarão envolvidos na qualificação para o Mundial de XV, mas não deixa de ser verdade que a renovação e a eventual especialiação nesta vertente não deverão ser esquecidas.
Agora é hora de festejar! O trabalho começa já na 2ª..temos de estar no Rio e para fazer boa figura. A exigência será muita, mas teremos de estar à altura! Agora já só estamos nas mãos da "família" do rugby.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Portugal no Mundial

Começo, obviamente, pelo único item português da minha colecção: o bloco emitido pelos CTT para comemorar a 1ª participação da Selecção Nacional num Campeonato do Mundo de Rugby (XV).
Trata-se de um bloco da autoria do Atelier Acácio Santos / Hélder Soares, mostrando uma bola a sair de uma formação ordenada (“melée” ou “scrum”). Foi lançado a 22/08/2007 com o preço de 1,85€. Chamo a atenção para o carimbo de 1º dia que acompanha este exemplar, representando o logotipo “Rugby Portugal” e a frase “Apoio à Selecção Nacional de Rugby”.
É pena que em Portugal nunca se tenha adquirido o hábito de fazer carimbos comemorativos para os grandes eventos, como os jogos da Selecção, a final do Campeonato ou da Taça ou competições internacionais como o Campeonato da Europa de sub-19 que terá lugar em Coimbra.

O porquê deste blog!

Nunca joguei rugby! Mas sem nunca o ter jogado, desenvolvi um gosto enorme pela modalidade que é, quando bem jogada, o mais belo desporto do mundo.
O bichinho do rugby apareceu ainda nos anos 80…como é que alguém poderia ficar indiferente às arrancadas do Serge Blanco no Torneio das 5 Nações? Passei a seguir religiosamente todos os jogos que a televisão tinha a amabilidade de passar e que, então, se limitava ao 5 Nações.
Cresci no Algarve e na minha região não havia rugby…aliás, não havia rugby num raio de muitos km. Perdi, assim, a possibilidade de ter escola e aprender não só a jogar mas também a compreender as regras. Isto tive de o fazer à custa de algumas horas de leitura e o visionamento de muitos jogos.
Tive a felicidade de ir estudar para Coimbra onde o rugby tem história. Não joguei, mas acompanhei de perto a “minha” Académica, ainda para mais porque alguns dos meus colegas de curso evoluiram numa equipa que deu o último título nacional à velhinha AAC.
Fui depois para Lisboa, onde acompanhava as deslocações da Académica e aproveitava para ir ver alguns jogos na Tapada e nas Olaias. Descobri os Sevens, minha grande paixão, no “Lisboa Sevens”.
Quis o destino que uma oportunidade profissinal me trouxesse para o Luxemburgo, onde vivo há 8 anos. O rugby aqui é quase inexistente: dois clubes (RC Luxembourg e RC Walferdange), uma escola de rugby (ER das Comunidades Europeias) e uma selecção nacional quase totalmente composta por estrangeiros que por cá trabalham. É pouco…
Por outro lado, passou a ser mais fácil deslocar-me para ver grandes jogos como o Campeonato do Mundo em França (2007), o Campeonato do Mundo de Sevens no Dubai (2009) ou o Campeonato da Europa de Sevens em Hannover. Com um grupo de amigos criámos aquilo a que chamámos a “Al-Kateia”, uma homenagem aos nossos Lobos que tantas alegrias nos têm dado.
Aconteceu também que ao vir para este pequeno país no centro da Europa passei a ter muito mais facilidade em encontrar items para uma das minhas outras paixões: a filatelia, que começei quando tinha apenas 12 anos.
Há cerca de 3 anos pensei em juntar o útil ao agradável e começei uma colecção filatélica sobre o tema “rugby”. Confesso que fiquei surpreendido com a quantidade de coisas que fui encontrando. Como estou no centro da Europa e muito perto de um dos grandes colossos do rugby (e da filatelia) a tarefa de juntar peças interessantes têm-se mostrado bastante recompensadora.
É esta colecção que eu quero dar a conhecer e, quem sabe, levar outras pessoas a iniciarem colecções similares: o coleccionismo é uma forma muito engraçada de ficarmos a conhecer bem um determinado tema.
Claro está que aproveitarei para partilhar convosco outros objectos que fui guardando e que julgo serem de interesse. Paralelamente e dentro das minhas possibilidades, tentarei partilhar opiniões, fotos e informações que possam completar o que de muito bom já se faz ao nível dos blogs sobre o rugby já existentes. Se se proporcionar, incluirei partes en francês e inglês para que alguns outros amigos possam usufruir do blog…mas isso só o tempo dirá se será necessário.
Por agora renovo o meu convite: JOIN THE MAUL! Podemos fazer do coleccionismo sobre o rugby um maul dinâmico imparável.