Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sábado, 31 de julho de 2010

quinta-feira, 29 de julho de 2010

75 Anos do clube de Cluj


No carimbo, datado de 1994, vê-se um jogador a marcar um ensaio.

terça-feira, 27 de julho de 2010

IRB destaca título de Portugal

Num artigo publicado no seu site internet, o IRB realça as vitórias de Portugal e Espanha no passado fim-de-semana.

Só mostra que o IRB está atento ao trabalho feito e aos resultados das competições de Sevens, independentemente de quem as organiza e quem nelas participa.

Veja todo o texto em:
http://www.irb.com/irbsevens/news/newsid=2039489.html#portugal+spain+world+uni+sevens

Barraca!

O jogo marcado para o dia 31 no estádio do Algarve e que iria opor os Sale Sharks aos Newcastle Falcons foi cancelado, segundo informa a equipa de Stockport no seu site.

Segundo indica o clube, os clubes decidiram não participar no evento depois de terem detectado "algumas irregularidades", não obstante o mesmo ter sido autorizado pelas federações portuguesa e inglesa.

domingo, 25 de julho de 2010

PARABÉNS!!!

A todos, sem excepção, por 3 semanas incríveis do rugby nacional, em particular os Sevens!

E muito obrigado por todo o vosso esforço e dedicação!

Um grande abraço, sentido e emocionado, da al-qateia do Luxemburgo.


Roménia - All Blacks A em 2000

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Campeonato da Europa das Nações 2010-2011


Estive a ver o novo design do Campeonato da Europa das Nações, Divisão 1A, onde os nossos Lobos militam.

Assim, segundo o novo modelo, no final de cada época será designado um Campeão (ao contrário do que acontecia até aqui, em que o campeão era encontrado no final de cada 2 épocas, permitindo a todas as equipas jogarem entre si em casa e fora de casa); este modelo é, portanto, mais próximo daquilo que é o Torneio das VI Nações.

Segundo indica a FIRA na versão francesa do seu site, o IRB poderá convidar o campeão de cada época a participar nos jogos “Inter-Regiões” durante a “janela” de Novembro. Já a versão inglesa do mesmo diz que o IRB “convidará” o campeão… Qual das versões será a mais credível? O certo é que o “poderá” da versão francesa significa que o IRB pode fazer o que bem lhe interessar, como aliás é hábito…

No final de cada ciclo de 2 épocas, a pior das 6 equipas (contabilizando as 2) desce à Divisão 1B.
Os factores de desempate são:
- 1º - os pontos obtidos nos jogos entre os países em causa (podem ser mais do que 2);
-2º - a melhor diferença de pontos nos jogos entre os países em causa;
- 3º - o país que tiver marcado maior nº de ensaios nos jogos entre os países em causa;
- 4º - o país que tiver marcado maior nº de pontos nos jogos entre os países em causa;
- 5º - a melhor diferença de pontos contando todos os jogos;
- 6º - o país que tiver marcado maior nº de ensaios contando todos os jogos;
- 7º - o país que tiver marcado maior nº de pontos contando todos os jogos.
O sistema de pontuação será o seguinte:
- Vitória: 4 pontos;
- Empate: 2 pontos;
- Derrota: 0 pontos;
- 4 ou mais ensaios marcados: 1 ponto;
- derrota por menos de 7 pontos: 1 ponto.

Para a época 2010-2011, os Lobos têm o seguinte calendário:
- 5 de Fevereiro de 2011, em Lisboa, contra a Roménia;
- 12 de Fevereiro e 2011, em Sotchi, contra a Rússia;
- 26 de Fevereiro de 2011, em Lisboa, contra a Geórgia;
- 12 de Março de 2011, em Madrid, contra a Espanha;
- 19 de Março de 2011, em Lisboa, contra a Ucrânia;

Os 3 primeiros jogos vão ser decisivos para ver até onde é poderemos ir, pois tratam-se dos nossos principais adversários; Neste ano de 2011 temos a vantagem dos 3 jogos em casa, 2 deles contra adversários de peso e melhor cotados que nós no ranking IRB.
Seria, à partida, um ano para tentar brilhar…

A ver vamos como correm as coisas, a começar pela designação do novo seleccionador nacional, o que está a demorar um pouco, talvez para criar “suspense”…

Sri Lanka celebra 125 anos de Rugby em 2003

domingo, 18 de julho de 2010

Académica / Universidade de Coimbra Campeões Europeus Universitários de Sevens


A Universidade de Coimbra, representada pela Associação Académica, venceu o Campeonato da Europa Universitário de Sevens.Ao vencer, na final da competição, disputada na cidade espanhola de Córdoba, a Universidade de Montpellier por 7-0, a equipa conimbricense confirmou o bom momento desportivos dos Sevens portugueses, não obstante as dificuldades que têm sido motivo de discussão nos últimos dias.

Nas posições imediatas ficaram as Universidades de Dublin e Bristol, tendo a Universidade Nova de Lisboa conseguido um honroso 6° lugar.

Na competição feminina, Portugal também esteve representado pela Universidade de Coimbra, que terminou a competição no 5° lugar.

A vitória da Académica, 1ª no seu historial é ainda mais importante por se tratar também da 1ª vez na história do desporto universitário que uma equipa nacional conquista um título europeu.

Oxalá este seja um (excelente) indicador para o Mundial Universitário da variante que se disputa esta semana no Porto.

A Académica está de parabéns por uma época de grande nível no que respeita aos Sevens, numa aposta que os conimbricenses sempre quiseram manter viva.

Além desta vitória, a Académica venceu o Torneio Nacional de Sevens (Seniores) e os Campeonatos Nacionais de Sub-18 e Sub-16, mostrando que, com vontade, se consegue apresentar equipas em todas as competições, independentemente do momento e local onde estas se disputam. Quiçá, um exemplo a ter em conta...


Aos "pretos" os meus sinceros parabéns a partir do Luxemburgo.

sábado, 17 de julho de 2010

Alerta!

Os dois videos (fonte sapo.pt) que se seguem foram filmados no aeroporto de Lisboa, quando da chegada dos nossos Lobos depois da conquista do título Europeu de Sevens na passada semana em Moscovo.

Nota-se um pouco a amargura de quem se sente injustiçado, de quem tudo dá e cujo trabalho não é devidamente reconhecido.

Infelizmente, o teor destas declarações só reforçam a minha opinião/convicção expressa no post que deixei no princípio desta semana. Ficaria muito satisfeito se estivesse errado mas, ao que parece, não estarei assim tão enganado e desfasado da realidade nacional como alguns por vezes me acusam...

Enfim, sem que sirva de muito, aqui fica mais uma vez o meu reconhecimento pelo excelente trabalho dos nossos Sevens e o meu agradecimento por todas as alegrias que já nos proporcionaram. Bem hajam.

E sobretudo, continuem! Lembrem-se do compromisso de 2007...





PS - O meu agradecimento ao Cláudio do blog http://rugbydelisbonneaparis.blogspot.com por me ter dado a conhecer estas imagens.

Lombez Samatan Club


Mais um inteiro postal da responsabilidade de um clube das divisões secundárias francesas.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jornal "Contacto"


Aqui no Luxemburgo existe um jornal semanário em língua portuguesa que é de distribuição gratuita e que é, possivelmente, o jornal mais lido no país.

Chama-se "Contacto" e na edição desta semana encontrei esta referência que mostra que os resultados dos nossos "Lobos" não passam despercebidos aqui no Grão-Ducado.

Junior World Championship 2010


Recebi, durante a corrente semana, esta emissão argentina que comemora a realização do Campeonato do Mundo de Juniores deste ano no país das pampas.

De recordar que a Nova Zelândia venceu, mais uma vez, a competição.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Uma visão...

(foto: Gérard Kemps no site da FIRA-AER)

Portugal conquistou, no passado fim de semana, o Campeonato Europeu de Sevens, confirmando mais uma vez o seu potencial na variante.

Aqui fica uma pequena reflexão sobre a matéria dos Sevens.

Em primeiro lugar, no que respeita ao nível da prova, creio que o facto da mesma ter sido disputada pelas 12 melhores equipas que disputaram os 6 torneios de qualificação é, por si só, revelador do bom nível da prova no âmbito europeu – digo europeu porque, tal como nos XV, a Europa não tem estado à altura do hemisfério sul no que toca à qualidade do jogo e consequentes resultados desportivos.

Se olharmos com atenção, todos os países que connosco disputam o Torneio Europeu das Nações de XV (Espanha, Rússia, Ucrânia, Roménia e Geórgia) estiveram representados. A estes devemos juntar a Itália e particularmente a França, com uma equipa bastante competitiva.

Pode-se dizer que as ilhas britânicas não estiveram presentes (ao que parece estarão no próximo ano). É evidente que com estas, a competição seria mais forte. Mas significaria isso que Portugal deixaria de se classificar em posições honrosas? Não creio. Com a Irlanda e a Escócia temos um historial de vitórias, contra os galeses já por várias vezes vencemos e apenas contra a Inglaterra temos um saldo negativo. Mesmo contra estes, vi no Torneio IRB de Edimburgo deste ano (o jogo mais recente, portanto) uma equipa portuguesa perfeitamente capaz de vencer os ingleses.

Em resumo e na minha modesta opinião, Portugal arrancou um excelente resultado face a países onde o investimento nos Sevens aumentou substancialmente nos últimos tempos. Parabéns a todos!

Em segundo lugar, levanta-se a questão da qualificação olímpica; é evidente que em 2010 não estamos a disputar uma qualificação olímpica. Faltam 6 anos… Mas convém talvez lembrar que o Campeonato da Europa de Sevens tem sido prova de qualificação para o Mundial da variante e que este se disputa em 2013, precisamente em Moscovo.

Parece-me que a competição que Portugal venceu (depois de 6 torneios “democráticos” de qualificação) será, em todo o caso, um bom barómetro para a qualificação olímpica. Como todos sabemos (e não vale a pena meter medo com outros argumentos), o Reino Unido apresenta uma equipa única nos JO; ora, poderíamos extrapolar os resultados dos últimos tempos e concluir que Portugal seria a 2ª ou 3ª equipa europeia e, consequentemente, seja qual for o modelo de qualificação olímpica (que não implicará, certamente, os privilégios que certos países têm nos XV) estaria qualificado para os JO, a grande festa do desporto mundial.

Isto leva-nos ao argumento constante de que temos de privilegiar os XV em detrimento dos Sevens. Porquê, pergunto eu?

Portugal já demonstrou, por diversas vezes, que é bom nos Sevens. Que é melhor nos Sevens que nos XV. Parece-me pouco razoável (e creio que só num país como Portugal é que tal é sugerido) que se sacrifique algo em que se é bom por algo onde se é menos bom.

Não quero com isto afirmar que se deverá seguir a via contrária. É evidente que os XV são um vector importantíssimo da modalidade. Quero apenas manifestar o meu total desacordo com qualquer política que impeça o crescimento dos nossos Sevens, variante onde já demos provas de qualidade. Os Sevens têm de ser uma prioridade, por muito que algumas vozes conservadoras tentem desacreditar e descredibilizar aquilo que já conseguimos!

O futuro do rugby como desporto de massas (e não de uma elite bafienta) passa pelos Sevens como grande espectáculo que é, com a animação que lhe está associada, com a facilidade de compreensão das regras por parte de alguém que vê o jogo na TV pela 1ª vez, pelos patrocinadores que este espectáculo e as transmissões televisivas atraem…enfim, os Sevens são o futuro do rugby.

Muita gente já o compreendeu, outros ainda não.

Já diz o povo e (como sempre) com razão: “Não há pior cego do que aquele que não quer ver.”

100 Anos de Rugby Maori


Excelentes, estas duas emissões dos correios neozelandeses que acabei de receber e foram emitidas com data de 9 de Junho passado.

Além de tudo o mais, são uma homenagem justa ao contributo Maori para a nossa modalidade.

domingo, 11 de julho de 2010

Portugal Hepta-Campeão Europeu de Sevens


Portugal acabou de se sagrar campeão europeu de Sevens pela 7ª vez, recuperando em terras russas o título que tinha perdido o ano passado em Hannover precisamente para a equipa russa.

Na final, Portugal venceu a França por 12-5.

A Rússia ficou com o 3° lugar, batendo a Espanha por 22-10.

A partir do Luxemburgo, aqui vai um grande abraço de parabéns para toda a comitiva e um grande obrigado por nos proporcionarem mais um momento de alegria.

Meninas terminam em excelente 7° lugar

(Rússia - Portugal de ontem; fonte: FIRA-AER)

Ao destroçarem a poderosa equipa da Alemanha por 33-7, a equipa feminina de Portugal terminou o Europeu de Sevens no 7° lugar, um abaixo da classificação do ano anterior, mas com resultados que indicam uma grande melhoria qualitativa, tendo a equipa nacional tido a capacidade para se bater de igual para igual com todas as adversárias.

Se a qualidade de jogo tiver confirmado aquilo que os resultados indicam, temos aqui uma equipa que ainda nos irá dar muitas alegrias.

Parabéns, meninas!

Portugal na Final

A selecção nacional venceu a sua congénere espanhola por 17-12 e vai disputar a final do Campeonato da Europa de Sevens contra a França que derrotou na outra 1/2 final a equipa da casa, detentora do título e vencedora do grupo de Portugal na fase de grupos.

Portugal garante, antes do mais, a presença em torneios do circuito mundial IRB Sevens, já que apenas os 2 primeiros têm essa presença assegurada.

Força malta, a al-qateia luxemburguesa está a torcer por vós...

Meninas vão disputar o 7° lugar

A nossa equipa feminina perdeu nas 1/2 finais da Plate frente as ainda detentoras do título da Inglaterra por apenas 7-12.

Apesar de não estar a assistir aos jogos, os resultados da nossa selecção evidenciam uma aproximação interessante ao nível das equipas mais poderosas com derrotas por números muito próximos com a Holanda, a Inglaterra e a Espanha.

Portugal vai ainda hoje disputar o 7° lugar com a Alemanha que no ano passado esteve na luta pelo pódio.

1/2 finais do Campeonato da Europa de Sevens


As nossas selecções nacionais de Sevens encontram-se em Moscovo a competir nas fases finais do Campeonato da Europa de Sevens.

Para a Rússia, Tomaz Morais e Pedro Netto levaram os seguintes jogadores:
- Sebastião Cunha;
- Diogo Mateus;
- Frederico Oliveira;
- Pedro Leal;
- Joe Gardener;
- Gonçalo Foro;
- Hugo Valente;
- Vasco Uva;
- João Mirra;
- António Aguilar.

Na fase de grupos, Portugal venceu no sábado sucessivamente a Geórgia (33-12), a Itália (24-21) e a Moldávia (33-10), para terminar o dia com uma derrota frente aos russos por (12-17). Hoje, domingo, a equipa nacional bateu a Polónia (34-7), terminando o grupo em 2° lugar e qualificando-se para as 1/2 finais da Cup, onde defronta a Espanha, vencedora invicta do outro grupo. Na outra 1/2 final vão-se defrontar russos e franceses.

Na competição feminina, a nossa equipa entrou no torneio enfrentando a poderosa Holanda, tendo sido derrotada por magros 12-17, tendo depois empatado com as anfitriãs (7-7) e terminado o 1° dia com uma vitória face à Finlândia, por 14-7. Na manhã de hoje, Portugal soçobrou perante uma das grandes favoritas ao titulo, a Espanha, por 24-12. Apesar das duas derrotas, as nossas miúdas têm estado muito bem a fazer fé nos resultados. Assim, a equipa nacional vai lutar pelo 5° lugar, afastando, desde já, a possibilidade de despromoção (se a organização da competição se mantiver inalterada). A adversária será a difícil Inglaterra que surpreendentemente não conseguiu o apuramento para as 1/2 finais da Cup.

A equipa feminina para esta competição é composta por:
- Joana Borlido;
- Daniela Andrade;
- Benedita Abreu;
- Isabel Osório;
- Joana Vieira;
- Ana Antunes;
- Arlete Gonçalves;
- Alexandra Gonçalves;
- Catarina Antunes;
- Iris Silva.

Não posso deixar de destacar o facto de ambas as equipas espanholas terem vencido todos os seus encontros, o que mostra a seriedade com que os Sevens são tidos em conta em terras dos nossos vizinhos.

Itália - Roménia em 1994

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Selecção Nacional "derrotada" pela Escolinha da Galiza

foto: http://escolinhaderugbydagaliza.blogspot.com

Acabei de ver as fotos e o relato da actividade que envolveu a selecção nacional de Sevens e os miúdos da Escolinha de Rugby da Galiza.

Pelo que isso representa, não quero deixar passar a ocasião para felicitar todos os intervenientes que possibilitaram a realização deste momento que bem representa os valores da nossa modalidade.

Estou certo que aqueles miúdos não irão esquecer o tempo que passaram com os craques e espero que tenha sido um bom incentivo para continuarem a progredir em todos os campos.

Um abraço particular para a Maria Gaivão (minha prima que não tenho a honra de conhecer pessoalmente) e toda a sua equipa pelo trabalho louvável que continuam a desenvolver com a sua Escolinha.

São exemplos destes que nos fazem acreditar que Portugal não está definitivamente perdido.

Sevens na Roménia - carimbo de 2006

segunda-feira, 5 de julho de 2010

sábado, 3 de julho de 2010

Resultados dos Campeonatos homologados



A Direcção da Federação, na sua reunião de 1 de Julho, homologou os resultados dos diferentes Campeonatos Nacionais de XV da época 2009/10.
Aqui vos deixamos as classificações e , simultaneamente, os parabéns a todos os clubes participantes, independentemente dos seus resultados.



CAMPEONATO SUPER BOCK
1° - GD DIREITO
2º - AEIS AGRONOMIA
3º - CDUL
4º - CF OS BELENENSES
5º - AA COIMBRA
6º - SL BENFICA
7º - AEIS TÉCNICO
8º - CDUP


CAMPEONATO NACIONAL I DIVISÃO
1º - CR ARCOS VALDEVEZ
2º - CR ÉVORA
3º - RC LOUSÃ
4º - GDS CASCAIS
5º - VITÓRIA FC
6º - A.RUGBY DA LINHA
7º - AEES AGRÁRIA COIMBRA
8º - AA UTAD


CAMPEONATO NACIONAL II DIVISÃO
1º - RC MONTEMOR
2º - CALDAS RC
3º - RC
SANTARÉM
4º - RC BAIRRADA
5º - CR FAMALICÃO
6º - A.PRAZER JOGAR RUGBY
7º - RC ELVAS
8º - BELAS RC
9º - RC LOUSÃ "B"
10º - RC LOULÉ
11º - AEFC TECNOLOGIA
12º - GUIMARÃES RUFC
13º - RC OEIRAS
14º - AA TOMAR
15º - BEIRA MAR FCG
16º - AC MARINHENSE


CAMPEONATO NACIONAL SUB-21
1º - CF OS BELENENSES
2º - GD DIREITO
3º - CDUP
4º - CDUL
5º - AA COIMBRA
6º - AEIS TÉCNICO
7º - AEIS AGRONOMIA

CAMPEONATO NACIONAL SUB-18
1º - GD DIREITO
2º - AEIS AGRONOMIA
3º - CDUP
4º - CF OS BELENENSES
5º - GDS CASCAIS
6º - CR TÉCNICO
7º - CR ÉVORA
8º - CDUL
9º - RC MONTEMOR
10º - AA COIMBRA
11º - RC LOUSÃ
12º - VITÓRIA FC
13º - CRAV
14º - ST. JULIANS
15º - RC ELVAS
16º - SL BENFICA
17º - CRU PORTALEGRE
17º - GUIMARÃES RUFC
17º - RC SANTARÉM
20º - A.PRAZER JOGAR
20º - VILAMOURA XV RC
22º - CALDAS RC
23º - RC LOULÉ
24º - BEIRA MAR FCG

CAMPEONATO NACIONAL SUB-16
1º - GD DIREITO
2º - CDUP
3º - AA COIMBRA
4º - CF OS BELENENSES
5º - GDS CASCAIS
6º - CR TÉCNICO
7º - CDUL
8º - AAAIS AGRONOMIA
9º - A.PRAZER JOGAR
10º - CR ÉVORA
11º - RC SANTARÉM
12º - ST. JULIANS
13º - VITÓRIA FC
14º - RC LOUSÃ
15º - CDUP "B"
16º - SL BENFICA
17º - AEES AGRÁRIA COIMBRA
18º - CRAV
19º - RC MONTEMOR


CAMPEONATO NACIONAL FEMININO I DIVISÃO
1º - CR TÉCNICO
2º - SL BENFICA
3º - CDUP
4º - AEES AGRÁRIA COIMBRA
5º - AAAIS AGRONOMIA


CAMPEONATO NACIONAL FEMININO II DIVISÃO
1º - CR ARCOS VALDEVEZ
2º - RC LOULÉ
3º - VITÓRIA FC
4º - GDS CASCAIS
5º - RC BAIRRADA
6º - RC SANTARÉM
7º - RC LOUSÃ
8º - RC MONTEMOR

1993 - Development XV vs Union Santafesina de Rugby

quinta-feira, 1 de julho de 2010