Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sábado, 30 de outubro de 2010

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vamos (de novo) ao Heysel!!!

Bora lá! Vamos apoiar os nossos jovens Lobos no jogo para a atribuição do 5º lugar no Campeonato da Europa de Sub-19.

O jogo é amanhã às 13h no Estádio Roi Baudouin em Bruxelas e os nossos adversários são, nada mais, nada menos, que os nossos vizinhos espanhóis contra quem cada combate (em qualquer campo ou matéria) nos faz pensar nos portugueses de antanho que tanto lutaram pela nossa independência. Vamos a eles!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Portugal na luta pelo 5° lugar nos Sub-19


Portugal venceu a Ucrânia por 33-0 em jogo disputado esta tarde em Mons.

Com esta excelente vitória, os nossos jovens Lobos irão disputar o 5° lugar do Europeu face à equipa espanhola, em jogo que se disputará no Estádio Roi Baudouin em Bruxelas, pelas 13h00 do próximo sábado.

Aqui renovo o meu convite para se deslocarem ao Heysel e apoiar os nossos bravos rapazes.

Convém não esquecer que os espanhóis nos bateram no jogo treino disputado no dia 10 (creio) por 18-13 e esta seria uma ocasião perfeita para conseguirmos uma saborosa desforra (sem falar do facto que jogar contra Espanha é sempre especial).

O que valem os nºs?


Pegando no quadro publicado pela FPR para efeitos de distribuição de bolas, é curioso fazer uma análise dos números apresentados no que respeita ao nº de atletas inscritos.

Numa análise puramente quantitativa, o ranking nacional (contando com todas as categorias) seria o seguinte:
1º - Belenenses – 351 praticantes;
2ª – CDUL – 327;
3º - Direito – 321;
4º - CDUP – 302;
5º - Cascais – 289;
6º - Académica – 245;
7º - Técnico – 208;
8º - Agronomia – 186;
9º - RC Santarém – 174;
10º - RC Lousã – 173.

Curioso é notar que o clube que tem maior nº de atletas seniores é a Agrária de Coimbra que com 50 rapazes e 46 raparigas lidera a estatística nos dois sexos e, evidentemente, no total com 96 atletas.

Já o Belenenses parece ser o clube preferido dos mais pequenos, liderando os Sub-8 de parceria com o St. Julians (com 20 atletas), Sub-10 (38) e Sub-12 (61).

No que respeita aos Sub-14 a liderança é partilhada pelo CDUL e Cascais, ambos com 57 atletas.

Nos Sub-16 a liderança vai para o norte, nomeadamente para o CDUP com os seus 78 inscritos.

Nos mais velhos dos mais jovens o panorama volta a mudar com o Cascais a liderar nos Sub-18, com 63 atletas e o CDUL a assumir a liderança nos Sub-21 com 45 atletas.

Ficamos também a saber que há 224 miúdos Sub-8 a jogar em todo o país, 373 Sub-10, 555 Sub-12, 659 Sub-14, 818 Sub-16, 717 Sub-18 e 506 Sub-21, mostrando que o pico de motivação para jogar rugby está nos sub-16 e que haverá algum trabalho a fazer para não perder atletas nesta fase da sua evolução técnica, física e pessoal.

Os nºs mostram também um ratio perto de 1 para 3 (sector feminino/sector masculino), o que é bastante apreciável, atendendo à relativa pouca motivação das nossas raparigas para o desporto sénior.

Quem quiser olhar para estes nºs com maior detalhe, poderá fazê-lo aqui.

Uma boa notícia: Federação distribui material por clubes e escolinhas

A FPR dá, através do seu site oficial, uma boa notícia aos clubes e escolinhas de rugby nacionais, uma vez que vai distribuir aos mesmos material específico para o treino de rugby (670 bolas, 72 sacos de contacto e 52 sacos de placagem).

Os beneficiários desta medida, que se saúda, serão 44 clubes e 7 escolinhas de rugby.

Segundo a FPR, este investimento tem como principais objectivos:
- contribuir para a melhoria da prática do rugby nos clubes;
- contribuir para o desenvolvimento técnico dos jogadores e jogadoras;
- apoiar os clubes em desenvolvimento (2ª Divisão e Emergentes);
- apoiar as escolinhas de rugby;
- apoiar o rugby feminino;
- reforçar com bolas os clubes com mais atletas inscritos.

Ainda segundo o site da FPR, a atribuição de material foi feita com base em critérios demográficos (nº de inscritos) e nos relatórios de participação dos clubes/equipas nos Convívios, Torneios e Competições Regionais e Nacionais da época 2009/10.

De notar ainda que para a próxima época, a estes critérios a FPR pretende juntar dois novos (que me parecem de inteira justiça e deverão ajudar a impulsionar duas outras vertentes do nosso rugby): a nomeação de um árbitro por parte de cada clube e a participação no Circuito Nacional de Sevens.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Argentina homenageia Santiago "Pato" Meson

"O Rugby nos Media"

Nos passados dias 13 e 14, a FPR publicou no seu site oficial hiperligações para artigos sobre a modalidade publicados na imprensa escrita, nomeadamente nos jornais “O Jogo”, “Primeiro de Janeiro”, “Record”, “Diário de Viseu” e “Diário de Coimbra”.

Foi com satisfação que vi tal revista de imprensa e pensei que seria o iniciar de um processo diário que em muito beneficiaria os amantes da modalidade (a RI continha artigos relacionados com o rugby nacional e internacional, sendo esta segunda vertente menos interessante, na minha perspectiva).

Sucede que após aqueles dois dias a referida revista de imprensa não mais apareceu nas páginas do site da FPR. Porquê, pergunto eu? Questões de direito de autor, quiçá?

A verdade é que um serviço útil desapareceu tão rapidamente como tinha surgido.

domingo, 24 de outubro de 2010

Geórgia mais forte que Portugal no Europeu de Sub-19

Portugal começou com o pé esquerdo a sua participação no Europeu de Sub-19 ao ser derrotado pela selecção georgiana por 27-3 em jogo que se disputou esta tarde no Estádio Roi Baudouin em Bruxelas.

A selecção nacional que tinha como objectivo lutar por um lugar nos quatro primeiros classificados, hipotecou as suas hipóteses e terá de se contentar (na melhor das hipóteses) com a disputa do 5° lugar.

A Al-qateia, na sua versão mais curta de “lobo solitário” não deixou de marcar presença no Heysel para acompanhar as peripécias dos ¼ de final disputados pelos nossos jovens Lobos.

Com partida do Luxemburgo cerca das 11h20, a preocupação era não apanhar muita chuva, acidentes ou trabalhos (uma presença assídua na auto-estrada que liga o Grão-Ducado à capital da Europa), por forma a não perder pitada do jogo.

Objectivo cumprido, a segunda tarefa era fazer esquecer a fome. Surpresa das surpresas, no estádio só tinhamos coca-cola ou cerveja (ou não estivessemos na Bélgica e num jogo de rugby). Após 10m de busca lá encontrámos outro dos ex-libris belgas: uma fritaria onde pudemos carregar um farto pacote de “frites” (batatas fritas) por apenas 2€.

De regresso ao estádio, já estavam os nossos rapazes a regressar ao balneário após o aquecimento...entram as equipas e logo me apercebo de alguma diferença de arcaboiço físico entre as duas equipas.

Rapidamente essa diferença se fez notar dentro do campo com os georgianos a empurrar a equipa nacional para o seu meio-campo defensivo. Com um rugby pouco atraente, diga-se em abono da verdade, o facto é que os georgianos estavam mais fortes e aproveitaram todas as ocasiões para massacrar a melée portuguesa (algumas vezes em desrespeito das regras, creio eu).

A imagem que retenho do 1° tempo é a de uma equipa nacional que nunca se conseguiu soltar e foi massacrada pelo poderio dos avançados georgianos (outra coisa não seria de esperar de uma equipa de Lelos). Apesar de tudo, e na única (creio) vez em que estivemos perto de conseguir chegar ao ensaio, lá acabámos por converter uma penalidade que foi o (magro) pecúlio do jogo. Ah! Como não bastasse a inferioridade física, ainda acabámos a 1ª parte com em jogador suspenso. Ao intervalo 13-3.

No início da 2ª parte, a toada não se alterou, com os georgianos a conseguirem aumentar a sua vantagem até aos 27 pontos (contra os nossos 3). Sensivelmente a meio da 2ª parte, Portugal começou a conseguir encadear alguns movimentos ofensivos interessantes, com o jogo à mão a prevalecer e a estar perto de conseguir marcar pelo menos um ensaio. Mas não o conseguiu e a derrota por 27-3 confirmou-se. De notar que voltámos a ter uma suspensão de 10m na 2ª parte.

Pareceu-me que aqueles últimos 20m do jogo foram os nosso melhor período e que poderíamos ter conseguido algo mais, embora a derrota fosse previsível quando se começou a ver a diferença física, sobretudo ao nível do pack de avançados. Gostaria de salientar o 3ª linha georgiano n°8, como “man of the match” porque foi, na minha opinião, um jogador em destaque a comandar os seus avançados (alguns deles com uma barba bem mais rija que a minha, apesar de só há pouco terem saído da adolescência).

Enfim, começou a chover copiosamente mal o jogo acabou e o regresso ao Luxemburgo fez-se debaixo de uma chuvada tremenda até Namur, onde fomos presenteados com um granizo que só não perfurou a chapa do meu carro porque esta é de boa matéria prima germânica. Após este período chuvoso, um sol radioso acompanhou-nos até casa.

A selecção nacional também foi varrida pela tempestade neste 1° jogo; agora esperamos que o sol também lhe sorria e que os próximos dois jogos sejam para vencer.

Na 4ª feira Portugal defronta a Ucrânia (hoje derrotada pela Roménia) em Mons, pelas 16h00, enquanto na outra partida entre os derrotados de hoje, a Espanha enfrenta a Polónia.

Do lado dos vencedores, a Geórgia defronta a Roménia e a equipa da casa enfrenta a Rússia.

Aqui ficam algumas imagens do jogo (diga-se de fraca qualidade, uma vez que foram tiradas da bancada e as condições de luz não eram grande coisa).


Argentina homenageia Gavin Hastings

sábado, 23 de outubro de 2010

Vamos ao Heysel!!!


A selecção nacional de sub-19 inicia amanhã a sua participação no Campeonato da Europa da categoria.

Os 1/4 de final em que participam os jovens Lobos terá lugar no Estádio Roi Baudouin, no Parque Heysel, em Bruxelas pelas 14h00 e Portugal defronta a Geórgia.

O Join the Maul convida quem esteja por estas paragens a ir apoiar Portugal.

Confira aqui os jogadores convocados, a restante delegação e demais dados logísticos da deslocação.

EB já cá está!!!

foto: Jornal "A Bola"

O novo seleccionador nacional chegou ontem a Lisboa e nas suas primeiras declarações em solo português repetiu as ideias que já tinha avançado ao Join the Maul na sua entrevista publicada em 21 de Setembro.

A EB e à restante equipa, o Join the Maul d
á as boas vindas e deseja os maiores e melhores sucessos ao leme dos Lobos, bem como uma estadia agradável por terras lusas.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

7s em Marcoussis - resultados


A equipa nacional de 7s esteve esta semana em Marcoussis, no Centro Nacional de Rugby da Federação Francesa, a disputar um quadrangular com as selecções de Espanha e França (A e B).

As equipas jogaram entre si duas vezes e apesar dos gauleses não terem disponibilizado qualquer informação sobre os resultados, foi-nos possível, através dos sites da FPR e da FER conhecer os resultados da maior parte dos jogos.

Depois de no 1° dia o saldo ter sido negativo, com duas derrotas e uma vitória, o 2° dia foi bem mais positivo com duas vitórias e um empate.

Assim, no 1° dia tivemos:

Portugal - França A: 21 - 7
Portugal - França B: 0-21
Portugal - Espanha: 7-19
Espanha - França A: 0-7
Espanha - França B: 28-14
França A - França B: não disponível

Ontem, os resultados foram os seguintes:

Portugal - França A: 12-7
Portugal - França B: 19-12
Portugal - Espanha: 7-7
Espanha - França A: 10-17
Espanha - França B: 10-0
França A - França B: não disponível

Os jogadores presentes nesta pontapé de saída da época de 7s foram:
Francisco Appleton - CDUL
Diogo Mateus – CF Belenenses
David Mateus - CF Belenenses
Pedro Leal – GD Dirieto
Diogo Miranda – CF Belenenses
Manuel Carvalho – AA Agronomia
Sérgio Franco – AA Coimbra
Frederico Oliveira - CDUL
João Mirra – CF Belenenses
Hugo Valente – CF Belenenses
Luis Sousa – GD Direito
Francisco Serra – AA Coimbra

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Quando o desânimo surge...

Primeiro foi o "Rugby Field" que, num primeiro momento, reduziu substancialmente o n° de posts e mais tarde ficou totalmente paralisado.

Agora é o "Rugby Portugal" que anuncia a suspensão temporária da actividade, num post que podem (e devem, atrevo-me a dizer) ler
aqui.

Estes dois projectos, a par do "Mão de Mestre", seriam (são, porque não desapareceram), porventura, os melhores exemplos de como alguém independente e isento se coloca ao serviço de toda a comunidade para lhe proporcionar algo de que ela doutra forma não disporia: informação imparcial e abrangente (em contraste com o que acontece com os blogs ligados aos clubes que, por inerência, são "a voz do dono" - sem que com isto esteja a querer dar-lhes alguma conotação negativa uma vez que cumprem uma função própria).

A verdade é que sem qualquer tipo de apoio é difícil manter algo por muito tempo. Compreendo perfeitamente a revolta do Bernardo. O gosto pela modalidade, o espírito de serviço, a carolice são um dos lados da moeda a que se juntam muitas horas de trabalho com prejuízo para a vida profissional/estudantil/familiar para que, muitas vezes, o seu reverso sejam falta de cooperação por parte das mais diversas entidades (que preferem ignorar blogs que dão mais atenção à modalidade que os órgãos de comunicação social e que são visitados por centenas de pessoas que se interessam pela modalidade) e até comentários de mau gosto.

Enfim, penso que é, um pouco, o espelho da modalidade em Portugal...

Um abraço para o Bernardo e o desejo que o "Rugby Portugal" regresse em breve ainda com mais força.

Argentina - Escócia nos 1/4 de final de 2007

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Convocatória Sub-19

Foi hoje publicada no site da Federação Portuguesa de Rugby a lista dos jogadores convocados para os treinos da Selecção Nacional de Sub-19, que se realizarão em Lisboa nos próximos dias 20 e 22.

Embora não seja mencionado no site, presumo que esta seja a lista dos jogadores que seguirão viagem para a Bélgica onde os jovens Lobos irão disputar o Europeu da categoria (de 24 a 31 do corrente mês), iniciando a sua participação no próximo Domingo frente à Geórgia no que ser$a uma das partidas dos 1/4 de final.

A lista de jogadores convocados é a seguinte (sff, faça duplo-clique em cima do quadro para o aumentar):

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

As perguntas que ficaram sem resposta

No dia 23 de Setembro anunciei aqui que tinha enviado um pequeno questionário de 7 perguntas para os 8 clubes participantes no Campeonato Super Bock.

O objectivo era fazer uma comparação entre os mesmos no que respeitava aos objectivos para a época que então começava, os reforços que o clube tinha conseguido no defeso, a sua posição face ao calendário competitivo 2010/11, a situação das suas camadas de formação, a forma como encaravam os 7s e até quais as principais carências com que se confrontavam.

O exercício de comparação realizar-se-ia no início da época (entre os 8) e no final da época para “medir” até que ponto os objectivos tinham sido cumpridos.

É com tristeza que constato que a maioria dos clubes (75%) ignorou o meu contacto, não respondendo ao mesmo, nem mesmo para se escusarem a responder às perguntas (o que lhes seria legítimo, como é evidente).

Tenho pena e lamento.

Felizmente, o Direito e a Académica (por ordem temporal da resposta) fizeram o favor de me responder, tendo as suas contribuições sido publicadas no blog. E fizeram-no com toda a frontalidade, respondendo criticamente às questões colocadas. A eles o meu reconhecimento e o meu obrigado. O respeito conquista-se de várias formas…

A consequência do que acima expus é que o exercício comparativo não pode ser realizado. Venho, pois, dar conta desse facto aos leitores que, eventualmente, pudessem pensar que me tinha esquecido de publicar outras contribuições ou que não tinha querido realizar aquilo a que me tinha proposto.

As minhas desculpas se, porventura, criei alguma expectativa nesta matéria.

Taça FIRA 1984 - Itália vs Roménia

domingo, 17 de outubro de 2010

4ª jornada do Campeonato Super Bock (actualizado)


Realizaram-se ontem 3 jogos da 4ª jornada do Campeonato maior das competições nacionais. Não se deu surpresa alguma, tendo os resultados sido os seguintes:
- Direito - Académica: 46-22;
- Benfica - CDUL: 10-35;
- Técnico - Belenenses: 3-77.

No único jogo realizado hoje o resultado foi: Agronomia - CRAV: 59-12.

sábado, 16 de outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Camp. da Europa de Sub-19 - antevisão com a equipa técnica nacional


Estamos a pouco mais de uma semana do início do Campeonato da Europa de Sub-19, que se realizará na Bélgica e contará com a participação dos nossos jovens Lobos.

O Join the Maul contactou a equipa técnica nacional (João Luís, Joaquim Ferreira e Nuno Aguiar) e colocou-lhe algumas questões relativas à participação nacional. Foi com satisfação que recebemos muito rapidamente os comentários dos treinadores às nossas perguntas.

A eles o nosso muito obrigado e os desejos de um grande campeonato.

Aqui fica, portanto, uma antevisão do que será a participação nacional no Torneio.


1 - Quais são os objectivos de Portugal nesta competição?

Portugal tem como objectivo ficar nos 4 primeiros do torneio.

2 - Como está a correr a preparação da equipa?

A preparação está a correr de uma forma pouco habitual, uma vez que temos jogadores a jogar nas equipas seniores. O que nos dificulta a assiduidade desses mesmo jogadores em todos os treinos.

3 - Como foi o comportamento da equipa contra a Espanha (derrota por 18-13), neste que foi o último teste antes da partida para a Bélgica?

A equipa esteve desconcentrada. Apesar da superioridade do nosso jogo, mais diversidade e simples, falhámos em momentos chaves do jogo. Permitindo assim a vitória da Espanha.

3 - A equipa tem jogadores de fora de Lisboa; como é trabalhar com a dispersão geográfica?

Em Portugal a dispersão geográfica não é um grande problema. Conseguimos reunir a maior parte dos jogadores pelo menos uma vez por semana.

4 - Quais são os pontos fortes da nossa equipa?

O colectivo.

5 - Vi o Zé Lima na Supertaça. Pareceu-me um jogador com um grande futuro. Presumo que faça parte da convocatória; há mais grandes promessas nesta equipa?

Sim, temos mais alguns jogadores de referência. Mas preferimos dar ênfase ao colectivo.

6 - O Torneio é a eliminar; o 1° obstáculo dá pelo nome de Geórgia. O que é que sabemos dos georgianos?

A Geórgia, como sempre tem equipas de grande porte físico com alguns jogadores a jogarem em França, o seu jogo baseia-se muito no pack avançado.

7- Quem é o principal favorito a vencer o Torneio?

Roménia, Portugal.

Argentina defronta Wallabies em 1997

terça-feira, 12 de outubro de 2010

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Raposas de Walferdange vencem pela 1ª vez esta época

Finalmente, após 3 derrotas consecutivas a equipa de Walferdange, beneficiando da expulsão do médio de formação (e pontapeador) do Forest logo aos 10m, conseguiu a sua 1ª vitória desta época.

Esperemos que seja o inicio de uma excelente recuperação...

Aqui fica um pequeno testemunho.