Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Rugby, acima de tudo uma modalidade colectiva
Um pouco de humor: por favor faça duplo click em cima da imagem para poder ver em tamanho maior.
sábado, 26 de junho de 2010
Split Sevens...2004
quinta-feira, 24 de junho de 2010
100 anos de rugby em Angoulême
terça-feira, 22 de junho de 2010
1974 - 50 anos de participações olímpicas da Roménia
domingo, 20 de junho de 2010
Stade Toulousain
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Wakefield Trinity
quarta-feira, 16 de junho de 2010
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Campeonato do Mundo de Juniores 1996
domingo, 13 de junho de 2010
Portugal vence Paphos Sevens
Tal como já tinha previsto ontem, o adversário das 1/2 finais foi Israel (um tanto ao quanto surpreendentemente, diga-se). Na verdade, esta 1/2 final foi um passeio para Portugal que se desembaraçou do adversário por claros 47-0.
O adversário da final foi a França que venceu, sem apelo nem agravo, a Geórgia por 24-5, o que confirmou todas as nossas previsões para hoje.
A verdade é que a selecção nacional esteve impecável e não deu quaisquer hipóteses aos gauleses, batidos por claros 31-5, mostrando assim um grau de concentração e motivação apreciável.
Portugal junta-se à Espanha como as únicas equipas vencedoras de duas etapas de qualificação e estará assim presente na fase final de Moscovo como uma das favoritas, ao lado da equipa da casa e dos espanhóis.
Resta ver que equipas irão apresentar os franceses (finalistas derrotados o ano passado em Hannover) a Itália, a Roménia e a Geórgia, únicos adversários (à partida) capazes de atrapalhar uma campanha lusa que se quer coroada com a recuperação do ceptro em casa de um adversário temível e "especial" para os nossos rapazes.
A partir de Ouagadougou (Burkina Faso) resta-me dar os parabéns a toda a comitiva e desejar uma boa preparação para a fase final.
sábado, 12 de junho de 2010
Paphos Sevens - 100% de vitórias no 1º dia
A primeira vítima lusa foi a equipa maltesa, derrotada por 59-0, tendo Portugal marcado 9 ensaios.
No segundo jogo, Portugal voltou a não ter dificuldade em bater o seu adversário, na circunstância a Sérvia, por 50-7. Neste jogo, Portugal voltou a marcar muitos ensaios (7), mas sofreu o seu 1º ensaio do torneio.
No último jogo do dia, face à Geórgia, a equipa nacional enfrentou algumas dificuldades, tendo vencido por 35-26, uma diferença muito curta para o potencial da nossa equipa.
Amanhã de manhã, Portugal defronta a Croácia (vencedora de Malta e Sérvia e derrotada pela Geórgia) e, salvo algum percalço inesperado, deverá acabar a fase de grupos só com vitórias.
Quanto ao seu adversário na 1/2 final, nada está decidido, já que a França assegurou o 1º lugar no grupo, mas Alemanha, Chipre e Israel disputarão amanhã o 2º lugar no grupo. A vantagem está nas mãos destes últimos que defrontam amanhã a Grécia que terminou o 1º dia só com derrotas, enquanto os Cipriotas defrontam os franceses e os alemães já não jogarão amanhã, ficando na expectativa dos resultados dos outros jogos.
Prevejo umas 1/2 finais França - Geórgia (quiçá bastante equilibrada) e Portugal - Israel, o que, atendendo ao poderio das diferentes equipas, nos levaria a jogar a final contra os franceses.
Mas para que tal venha a acontecer é necessária muita concentração, humildade e querer.
Oxalá elas estejam de passgem por Paphos amanhã. Nós cá estaremos para cobrar.
Itália no Mundial de 2003
A presença italiana no Mundial saldou-se por 2 vitórias (Tonga e Canada) e 2 derrotas (Gales e Nova Zelândia), não tendo a Itália passado da fase de grupos
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Circuito Nacional de Sevens - Evolução das mentalidades precisa-se!!!
Pois parece-me que, tendo em conta o Circuito Nacional de Sevens, a resposta só poderá ser: nada!
Parece-me vergonhoso que clubes com tantos jogadores não apresentem equipas em nenhuma etapa do Circuito à excepção daquela realizada em Lisboa. Aliás, o mal parece tocar a todos os clubes da região da capital, à excepção do Benfica e FCT (parabéns a ambos).
Apesar de evidentemente legítima, parece-me que a posição destes clubes de querer rugby só em Lisboa não beneficia em nada o desenvolvimento da modalidade.
Custa ir jogar fora? Então o que dizer dos clubes que têm de vir semana sim, semana não a Lisboa. A eles também lhes custa e o seu orçamento para deslocações deve ser bem maior que o destes clubes, impossibilitando investimentos noutras áreas...
E como explicar que clubes como o Famalicão tenham sido presença assídua nas várias etapas do circuito não usufruindo, certamente, das mesmas possibilidades que algumas equipas da capital.
O país sofre de um centralismo crónico que contribui decisivamente para o seu empobrecimento...pelos vistos no rugby vamos pelo mesmo caminho.
É pena!
Desculpem lá o desabafo, mas assim não dá...
Já agora, os meus parabéns a todos os participantes e um abraço especial para Coimbra pelo título conquistado com todo o mérito.
Cassagnes-Begonhes
terça-feira, 8 de junho de 2010
Ribérac Dordogne
domingo, 6 de junho de 2010
Portugal vence Split Sevens
VI Nations 2010 no Estádio Flaminio
sábado, 5 de junho de 2010
Split Sevens - Portugal 100% vitorioso no 1° dia
Primeiro foi a Bósnia por concludentes 71-0 e depois a Alemanha, vergada por 31-0.
Amanhã de manhã, Portugal defronta a Dinamarca que hoje perdeu com Alemanha e Andorra, tendo vencido a Bósnia.
Neste 1° dia, Portugal apenas sofreu um ensaio, performance apenas aproximada pela Itália que, tendo vencido os seus 3 jogos concedeu 2 ensaios frente à Holanda.
Perspectiva-se assim uma final Portugal - Itália (que Portugal venceu recentemente no London Sevens por 41-0), sendo que para lá chegar Portugal deverá ter de defrontar os holandeses na 1/2 final, enquanto que os italianos - tudo leva a crer - defrontarão os alemães na sua 1/2 final.
Muito boa sorte para Portugal, é tudo quanto desejamos a partir do Luxemburgo (que perdeu os seus 3 jogos).
Split Sevens - Portugal em acção
Portugal começou (como se esperava) a sua participação nesta etapa de qualificação do Europeu de Sevens com uma vitória logo pela manhã frente a Andorra por 33-7. O segundo jogo, que terminou à mais de uma hora, frente à Bósnia, ainda não tem resultado disponível.
No período da tarde Portugal jogará ainda contra a Alemanha para amanhã de manhã completar a fase de grupos frente à Dinamarca, jogando (esperamos) a 1/2 final e a final durante a tarde.
Em virtude de compromissos profissionais, só poderei acompanhar este primeiro dia de competição, mas convido-vos a segui-la no site do clube de rugby de Split, o Nada Split, em
http://nada-rugby.hr/