Quando vejo, por vezes, tanta fanfarronice na internet por causa da superioridade dos 4 clubes de Lisboa pergunto-me o que fazem esses grandes clubes para desenvolver o rugby nacional fora de Lisboa.
Pois parece-me que, tendo em conta o Circuito Nacional de Sevens, a resposta só poderá ser: nada!
Parece-me vergonhoso que clubes com tantos jogadores não apresentem equipas em nenhuma etapa do Circuito à excepção daquela realizada em Lisboa. Aliás, o mal parece tocar a todos os clubes da região da capital, à excepção do Benfica e FCT (parabéns a ambos).
Apesar de evidentemente legítima, parece-me que a posição destes clubes de querer rugby só em Lisboa não beneficia em nada o desenvolvimento da modalidade.
Custa ir jogar fora? Então o que dizer dos clubes que têm de vir semana sim, semana não a Lisboa. A eles também lhes custa e o seu orçamento para deslocações deve ser bem maior que o destes clubes, impossibilitando investimentos noutras áreas...
E como explicar que clubes como o Famalicão tenham sido presença assídua nas várias etapas do circuito não usufruindo, certamente, das mesmas possibilidades que algumas equipas da capital.
O país sofre de um centralismo crónico que contribui decisivamente para o seu empobrecimento...pelos vistos no rugby vamos pelo mesmo caminho.
É pena!
Desculpem lá o desabafo, mas assim não dá...
Já agora, os meus parabéns a todos os participantes e um abraço especial para Coimbra pelo título conquistado com todo o mérito.
2 comentários:
Very Good.
Concordo e assino por baixo.
Há que dar o devido mérito ao Évora, à Lousã, ao Arcos, ao Vila Real, etc... enfim a quem trabalha e desenvolve o rugby por portugal fora. Esse sim, são os verdadeiros "herois" do rugby nacional.
Pedro
Enviar um comentário