Estamos a pouco mais de uma semana do início do Campeonato da Europa de Sub-19, que se realizará na Bélgica e contará com a participação dos nossos jovens Lobos.
O Join the Maul contactou a equipa técnica nacional (João Luís, Joaquim Ferreira e Nuno Aguiar) e colocou-lhe algumas questões relativas à participação nacional. Foi com satisfação que recebemos muito rapidamente os comentários dos treinadores às nossas perguntas.
A eles o nosso muito obrigado e os desejos de um grande campeonato.
Aqui fica, portanto, uma antevisão do que será a participação nacional no Torneio.
1 - Quais são os objectivos de Portugal nesta competição?
Portugal tem como objectivo ficar nos 4 primeiros do torneio.
2 - Como está a correr a preparação da equipa?
A preparação está a correr de uma forma pouco habitual, uma vez que temos jogadores a jogar nas equipas seniores. O que nos dificulta a assiduidade desses mesmo jogadores em todos os treinos.
3 - Como foi o comportamento da equipa contra a Espanha (derrota por 18-13), neste que foi o último teste antes da partida para a Bélgica?
A equipa esteve desconcentrada. Apesar da superioridade do nosso jogo, mais diversidade e simples, falhámos em momentos chaves do jogo. Permitindo assim a vitória da Espanha.
3 - A equipa tem jogadores de fora de Lisboa; como é trabalhar com a dispersão geográfica?
Em Portugal a dispersão geográfica não é um grande problema. Conseguimos reunir a maior parte dos jogadores pelo menos uma vez por semana.
4 - Quais são os pontos fortes da nossa equipa?
O colectivo.
5 - Vi o Zé Lima na Supertaça. Pareceu-me um jogador com um grande futuro. Presumo que faça parte da convocatória; há mais grandes promessas nesta equipa?
Sim, temos mais alguns jogadores de referência. Mas preferimos dar ênfase ao colectivo.
6 - O Torneio é a eliminar; o 1° obstáculo dá pelo nome de Geórgia. O que é que sabemos dos georgianos?
A Geórgia, como sempre tem equipas de grande porte físico com alguns jogadores a jogarem em França, o seu jogo baseia-se muito no pack avançado.
7- Quem é o principal favorito a vencer o Torneio?
Roménia, Portugal.
2 comentários:
Com o devido respeito pelo Zé Lima, o abono de família dos Sub-19 é o Rafa Simões.
O Rafael Simões é também uma grande promessa, mas não sei (porque não o vi jogar) em que forma está, ao contrário do Zé Lima (que pude ver na Tv).
Em todo o caso, estou de acordo com os técnicos quando dizem que o importante é o colectivo. Afinal, o rugby é isso mesmo.
Enviar um comentário