Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

USA Perpignan

Hoje tenho para vos mostrar 5 envelopes pré-selados do Perpignan, todos eles emitidos pelo actual campeão francês em 2004.
O Union Sportive des Arlequins Perpignanais ou Unió Esportiva Arlequins de Perpinyà, geralmente conhecido como USAP é, como disse, o campeão francês depois de ter vencido por 22-13 a final da época passada do Top 14 contra o Clermont Auvergne.

O clube foi fundado em 1902 como AS Perpignan, mudou de nome para US Perpignan em 1919 e adoptou o nome actual em 1933. O Perpignan joga no Estádio Aimé Giral (com capacidade para 13.000 espectadores). O equipamento do clube tem as cores encarnada e dourada da Catalunha.
A história dos primeiros tempos do clube fica marcada pela morte de vários dos seus jogadores durante a Iª Grande Guerra; em sua memória e naquela época, o equipamento do clube passou a ter as cores dos uniformes dos Poilu (os soldados de infantaria franceses).
O Perpignan tem um dos currículos mais ricos do rugby europeu. No campeonato francês destacam-se as muitas presenças na final com 7 títulos conquistados.
Foi também finalista derrotado da Heineken Cup em 2003, frente ao Stade Toulousain, num jogo que perdeu por 22-17 no famoso Lansdowne Road de Dublin.

Sem comentários: