Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O melhor de Portugal

Este post é sobre rugby, mas não é sobre rugby…enfim este post é sobre gente que gosta de rugby, mas sobretudo sobre portugueses e vem ainda mais a propósito sendo hoje dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A história começa já lá vão algumas semanas, quando escrevi num comentário no "Mão de Mestre" que iria a Lyon ver os Sevens. Pouco depois, leio que o Cláudio (“Rugby de Lisbonne à Paris”) também vai juntamente com o Bryan Freitas (“Rugby Portugal / Lobos em França”). Sem saber como já estava convidado pelo Manuel Lopes para um piquenique dos adeptos portugueses.

 
E assim foi que na companhia do meu colega e amigo João saí do Luxemburgo no Sábado às 5h00 em direcção a Lyon (550km). Mal sabia eu o que ia encontrar…
 
Pouco depois de chegar recebo um telefonema do Cláudio a perguntar onde estava que “eles” já estavam no estádio. Fui então ao encontro “deles”. Foi um encontro feliz!
 
Na verdade, naquele grupo de portugueses encontrei o que Portugal tem de melhor: o seu povo. Gente boa, hospitaleira e generosa. Brincalhona, divertida e sempre pronta para “picar” o amigo. Devo dizer que a minha ida a Lyon superou todas as expectativas. Não pelo desempenho desportivo dos nossos esforçados Lobos (disso tratarei noutro post), mas pelo convívio com gente tão genuína.
 
Sem me conhecerem de lado nenhum fizeram-me sentir como se fosse um deles desde sempre. Como me soube bem aquele frango ou aquele bacalhau, acompanhado pela nossa Super Bock na companhia de gente que partilha não uma, mas duas paixões: o rugby e Portugal.
 
Juntos sofremos, resmungámos com os erros e os falhanços; juntos rejubilámos por cada ensaio e por cada placagem. Juntos comentámos as aventuras e desventuras do nosso rugby, juntos fizemos planos para o futuro, juntos nunca deixámos o sonho morrer. Juntos fomos…Portugal!
 
Não queria personalizar demasiado até porque não consegui fixar o nome de todos, mas queria deixar um grande agradecimento ao Manuel Lopes (um líder natural) e ao Armando Marques pelo seu dinamismo, liderança e generosidade (e pelas boleias também). Abraços também para todos os outros (vindos de vários lados e de várias distâncias). E sobretudo, sobretudo muito obrigado. Eles fizeram deste fim-de-semana um momento memorável.
 
Num momento em que Portugal e os portugueses andam tão deprimidos, foi muito bom sentir aquele calor tão português quando se recebe alguém. Ainda há esperança…a saudade dá-nos força…Portugal tem de saber aproveitar o que de melhor tem: os portugueses.
 
Hoje é o nosso dia! Para nós que estamos longe da nossa terra, este dia é sempre dia de emoções. Ontem e anteontem, foram dias de emoção, foram dias de Portugal.
 
Obrigado amigos. O nosso maul dinâmico não pode parar…

7 comentários:

bryan disse...

Foi sem mentira, um dos melhores momentos de rugby que tive este ultimos anos. Obrigado a todos por este fim de semana. Força Portugal!

Anónimo disse...

espero que momentos como estes passados juntos à volta da nossa bandeira sejam renovados ! estou muito feliz por ter feito o conhecimento de ti manuel,do joào,do Claudio etc. pensava que nào havia nimguem que tivesse tanto amor pelos lobos como eu; finalmente estava enganado!

um grande abraço para todos
viva os lobos viva Portugal

manuel lopes

Anónimo disse...

um grande abraco manuel para mim eese dia passado com voces foi uma prova de mais da honra que temos todos de seremos PORTUGUESES

FORCA PORTUGAL FORCA LOBOS


RUI

Anónimo disse...

Olá,

Li o seu post e achei muito interessante, esta semana ofereceram-me uma verdadeira reliquia, uma edição limitada a 1.500 exemplares de 1964 sobre as Regras do Rugby, impressa pela casa Senna, e editada pela própria FPR, fiquei a pensar que interessante seria a criação de um museu e biblioteca sobre este desporto tão rico.

Cumprimentos

Ana

Anónimo disse...

Olà,
Parabens pelo BLOG...!
Fiquei muito contente por ter feito o seu conhecimento Manuel, Bryan, Manuel LOPES e todos os que vieram apoiar a selecção PORTUGUESA aqui em LYON!
Obrigado a todos pelos bon momentos que passamos juntos...

Un abraço

Antonio GONCALVES

Great_duke disse...

Ola Ana,
Esse é um dos meus sonhos...um projecto para a reforma...daqui a 30 anos...
:-)

Claudio disse...

Olá Malta ! Semana carregadissima no trabalho... Nem vagar ainda tive de vir aqui, quase tenho vergonha de chegar apos os "outros" com quem, como já disse, passei um grande momento ! Já estou com saudades, temos mesmo que récidivar !

Mais uma coisa... A minha mãe sempre me disse que as "pessoas do Norte" têm uma alegria de viver e conviver muito superior a nossa, nunca tive opprtunidade de subir mais acima que de vilar fromoso (por onde entre em Portugal) mas posso agora confirmar o que sempre ouvi da boca da minha mãe ! Seja como for o meu amor a minha rica Costa Azul, as pessoas do Norte são mesmo bonitas !


Abraço !