Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

7s Grand-Prix Series


A Fira-Aer apresentou na passada 6ª feira o 7s Grand-Prix Series, uma nova competição que vem substituir o Campeonato da Europa de Sevens e que se foi inspirar no modelo do Circuito Mundial do IRB.

Como é evidente, como detentor do melhor palmarés de entre todos os participantes da competição que agora se extingue, Portugal tem entrada directa neste Grande-Prémio europeu.


Tendo como objectivo a promoção e desenvolvimento da variante no espaço europeu e tendo como horizonte a estreia olímpica desta já no Rio de Janeiro 2016, a primeira edição da prova contará com 4 etapas em outros tantos países.

Assim, a estreia da competição terá lugar em Lyon (França) no fim-de-semana de 18 e 19 de Junho. Seguir-se-á uma etapa em Moscovo (25 e 26 de Junho). A 3º etapa terá lugar na bonita Barcelona (9 e 10 de Julho) e o GP terminará em Bucareste no fim-de-semana seguinte.


O vencedor do GP será o país com maior nº de pontos no final dos 4 torneios e os dois últimos países serão despromovidos. O GP contará desde já com a participação do País de Gales (campeão mundial em título – Dubai 2009) e da Inglaterra (co-líder do circuito IRB deste ano), bem como da Espanha, França, Geórgia, Holanda, Itália, Moldávia, Roménia, Rússia e Ucrânia. A Escócia juntar-se-á à competição no próximo ano, aguardando-se apenas a entrada da Irlanda para que todas as maiores potências do rugby europeu estejam envolvidas ao mais alto nível na variante.


Uma boa notícia para os amantes de Sevens, só mitigada pelo facto de constatarmos que Portugal não será país anfitrião de nenhuma das etapas, o que nos faria reviver os magníficos dias do Lisboa Sevens.

Sem comentários: