Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

domingo, 25 de abril de 2010

George Nepia

George Nepia, nascido a 25 de Abril de 1905 em Wairoa e falecido em 27 de Agosto de 1986 em Ruatoria foi um famoso jogador de rugby neozelandês que representou 46 vezes os All Blacks entre 1924 e 1930.

Tinha 1,75m e pesava 82kg e jogou como defesa (arrière) – nº 15.

Nepia fez parte de uma lendária equipa dos All Blacks (denominada os invencíveis) que ganhou 30 jogos numa tournée europeia em 1924-1925. Foi considerado o melhor defesa do mundo naquela época, apesar da sua juventude.

Jogador extraordinário, Nepia foi muito perseguido por lesões e, por ser Maori, não pode representar a Nova Zelândia numa tournée na África do Sul do apartheid. Em compensação, foi o capitão da equipa dos aori da Nova Zelândia quando de uma tornée australiana que teve lugar em 1935.

Veio a aceitar jogar profissionalmente no rugby de XIII, representando a equipa dos Kiwis. Após a 2ª guerra voltou ao rugby de XV, onde representou as províncias de Hawke’s Bay e East Coast e a equipa dos Olympians.

É ele que os correios neozelandeses quiseram honrar com esta emissão filatélica de 1990 dedicada aos heróis do desporto nacional.

Sem comentários: