Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Circuito Nacional de Sevens - Evolução das mentalidades precisa-se!!!

Quando vejo, por vezes, tanta fanfarronice na internet por causa da superioridade dos 4 clubes de Lisboa pergunto-me o que fazem esses grandes clubes para desenvolver o rugby nacional fora de Lisboa.

Pois parece-me que, tendo em conta o Circuito Nacional de Sevens, a resposta só poderá ser: nada!

Parece-me vergonhoso que clubes com tantos jogadores não apresentem equipas em nenhuma etapa do Circuito à excepção daquela realizada em Lisboa. Aliás, o mal parece tocar a todos os clubes da região da capital, à excepção do Benfica e FCT (parabéns a ambos).

Apesar de evidentemente legítima, parece-me que a posição destes clubes de querer rugby só em Lisboa não beneficia em nada o desenvolvimento da modalidade.

Custa ir jogar fora? Então o que dizer dos clubes que têm de vir semana sim, semana não a Lisboa. A eles também lhes custa e o seu orçamento para deslocações deve ser bem maior que o destes clubes, impossibilitando investimentos noutras áreas...
E como explicar que clubes como o Famalicão tenham sido presença assídua nas várias etapas do circuito não usufruindo, certamente, das mesmas possibilidades que algumas equipas da capital.

O país sofre de um centralismo crónico que contribui decisivamente para o seu empobrecimento...pelos vistos no rugby vamos pelo mesmo caminho.

É pena!

Desculpem lá o desabafo, mas assim não dá...

Já agora, os meus parabéns a todos os participantes e um abraço especial para Coimbra pelo título conquistado com todo o mérito.

2 comentários:

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ disse...

Very Good.

Anónimo disse...

Concordo e assino por baixo.

Há que dar o devido mérito ao Évora, à Lousã, ao Arcos, ao Vila Real, etc... enfim a quem trabalha e desenvolve o rugby por portugal fora. Esse sim, são os verdadeiros "herois" do rugby nacional.

Pedro