Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Как выучить русский язык благодаря регби ou como aprender russo graças ao rugby

No passado fim-de-semana, Portugal foi “arrancar” uma excelente vitória na Rússia. Foi um momento de grande alegria não só para a delegação lusa em terras dos czares, mas também para os portugueses que, espalhados pelo mundo, vibram com os sucessos dos nossos Lobos.

Escrevo estas breves linhas para chamar a atenção para um facto ligado a esta grande vitória: a total ausência de informação em directo sobre o que se passava em Sochi. Numa época em que a tecnologia tudo permite, foi com tristeza que constatei que seguir as incidências do jogo se tornaram uma tarefa quase tão difícil como a dos nossos avançados em conter a avançada russa.

Na verdade não compreendo por que razão nenhum dos canais desportivos transmitiu o jogo (em directo ou mesmo em diferido) ainda para mais tendo o jogo sido filmado (talvez até transmitido para a Rússia, visto existirem imagens no you tube).

O jogo do ano passado, realizado no mesmo local e em data próxima teve honras de transmissão em directo, este ano não. Não compreendo como possa ter mais interesse para os portugueses jogos de futebol de campeonatos estrangeiros (mais de uma dezena de transmissões de futebol entre 6ª e 2ª) em que participam equipas de segunda linha em detrimento da Selecção Nacional de Rugby, orgulhosa representante do nosso país.

Como se isto não bastasse, não havia soluções alternativas (pelo menos na língua de Camões). Desta vez, nem o twitter da FPR funcionou.

Fiquei (ficámos) assim “nas mãos” de uma rádio russa e de um site em russo de onde copiava o input do redactor russo para o Google translator e após a descodificação da tradução (por vezes bastante bizarra) tentava perceber o que se passava no campo. E isto graças aos links disponibilizados no fórum da Fira…

Foram momentos engraçados (digo-o agora, porque ganhámos) aqueles em que ouvi o locutor russo aos gritos (e olhando para o relógio percebia que “estava na hora”) e tentar perceber se tinha ou não sido ensaio e se este tinha sido convertido.

Confesso que teria preferido ouvir o Rui Barata do que um qualquer Vladimir a debitar comentários sobre “Portugalia”…

2 comentários:

Anónimo disse...

pior que isso foi nenhum site nem mesmo o da FPR ter dito a que HORAS se realizava o jogo. falou-se muito do jogo no site da FPR mas em nenhum post constava a hora a que se realizava o jogo.

Claudio disse...

Encontra-se longe o tempo da petição pública para ver "rugby na RTP... Quantas assinaturas? Perto de 4000, se me recordo bem... Para qué ? Para nada !