Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

International Guild of Rugby Collectors

Hoje trago ao vosso conhecimento um organismo que se chama I.G.R.T.C. - International Guild of Rugby Collectors, da qual faço parte desde 2009 e que tem como grande dinamizador o Sr. Pierre Chardonnet, residente em Paris.
Segundo a apresentação da I.G.R.T.C. e numa tradução da minha responsabilidade: "Se gosta de rugby, a I.G.R.T.C. oferece-lhe a oportunidade de começar uma colecção simpática e moderna sobre o tema a partir da sua casa. Apresente a história deste desporto, a sua evolução ao longo dos tempos, as suas regras, os seus componentes, as grandes competições (como o Torneio das VI Nações, os campeonatos nacionais ou o Campeonato do Mundo).
Por exemplo, todas as grandes nações como a Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Grã-Bretanha, Argentina, Itália, França emitiram selos ou produtos filatélicos honrando este desporto.
Encontre todas as facetas do rugby nos selos, nos envelopes pré-franqueados, nos postais, nos cartões telefónicos pré-pagos ou nos carimbos emitidos quando das manifestações mais importantes.
A I.G.R.T.C., formada em 1982, agrupa coleccionadores principiantes e avançados, jovens e menos jovens oriundos de vários países e tem como objectivos:
1) Permitir aos coleccionadores conhecer outras colecções e fazer amizade através da correspondência;
2) Produzir uma newsletter 3 ou 4 vezes por ano sobre novas emissões, informações, descobertas, informações aos membros, etc;
3) Encorajar clubes de rugby e/ou federações a considerar a possibilidade de comemorar filatelicamente algum evento por si organizado e
4) Produzir os seus próprios items quando tal for apropriado.
Se quiser tornar-se membro (actualmente 15€ de quota anual), contacte Pierre Chardonnet, em pierre.chardonnet@wanadoo.fr"

Acrescento que periodicamente a I.G.R.T.C. organiza vendas e leilões de lotes propriedade dos seus membros e que são uma excelente oportunidade para adquirir material a um preço bastante acessível.

Sem comentários: