Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O valor da (boa) informação

Há uns tempos que andava para fazer um post sobre a oportunidade de algumas informações que são publicadas no site da Federação.

Para que os interessados possam ter conhecimento de certas actividades (possivelmente notificadas aos clubes por outros meios), não me parece razoável que situações como a seguinte possam suceder.

No dia 10 de Dezembro, o site da Federação publica na secção de destaques um texto sobre o projecto “Força 8” que me parece ser algo de inovador e de muito interesse para o desenvolvimento de um dos aspectos em que o nosso rugby tem de melhorar.

Diz-se nesse texto que “A FPR organiza, amanhã, dia 11 de Dezembro no Estádio Nacional o 1º curso sobre formação ordenada denominada FORÇA 8.” Mais abaixo e depois de fazer uma descrição da actividade e dos formadores, indica-se o modo de pagamento da inscrição por transferência bancária (o que, atendendo a que a informação é publicada na véspera da actividade, parece ser uma brincadeira).

Mas o mais extraordinário vem a seguir: “Data limite de inscrição: 3 de Dezembro. As inscrições serão aceites por ordem de chegada. Enviar ficha de inscrição com referência ao assunto:CFORÇA8”.

Ou seja, a informação, com todos os detalhes é publicada no dia 10, para uma actividade que terá lugar no dia 11, e indicando que o prazo limite para as inscrições…terminou uma semana antes.

Parece-vos lógico? A mim, não…

Há que ter algum cuidado como se apresenta a informação, já que este não é um caso isolado…

4 comentários:

Anónimo disse...

Ecxelentissimo, a noticia foi enviada para todos os clubes com muita antecedencia!

Great_duke disse...

Exactamente por essa razão, o texto publicado no site não pode ser uma cópia da circular enviada pr os clubes.

O texto tem de ser tratado, não concorda?

Great_duke disse...

Para que fique claro: o objectivo do post é precisamente alertar para o facto de que não devemos publicar no site o texto das circulares sem que este seja tratado, porque ao fazê-lo estamos a disponibilizar informação que não é coerente.

E aproveito para perguntar se outros indivíduos, que não estejam na esfera dos clubes, podem participar em acções de formação?

Manuel Cabral disse...

Tenho comentado no Mão de Mestre por diversas vezes a questão da informação fornecida pelo site da FPR, mas, infelizmente, esses meus comentários são entendidos como forma de atacar a direção federativa, e não como deveriam ser, objecto de análise, avaliação e correção dos procedimentos de publicação de matéria no orgão oficial da Federação.
São múltiplos os exemplos de informação errada, informação alterada sem disso se fazer referência, informação repetida como se de nova se tratasse, informação fora de horas, como a referida no post, enfim, uma longa série de irregularidades que deveriam ser tomadas em consideração, e não com o desprezo pelo público que a inércia, mais do que a inépcia, demonstram.
Aguardamos por uma mudança de atitude da FPR