Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sábado, 30 de abril de 2011

Um sábado em Montpellier

Estava um excelente sábado de sol quando acordámos após uma viagem de 850km do Luxemburgo para Montpellier, a capital do Héraut francês.

A semana de férias na região começava com a presença no Estádio Yves du Manoir para assistir ao jogo Montpellier – Bayonne a contar para a antepenúltima jornada da fase regular do Top14.

Depois de uma visita pelo centro da cidade lá seguimos para o estádio. Erro de cálculo e já estávamos atrasados para o encontro previsto com o Gonçalo Uva antes do jogo. Fui “largado” no meio da estrada e lá seguiu a minha mulher com os miúdos à procura de um lugar para estacionar o carro.

Depois de me ter desculpado junto do Gonçalo e de "o ter deixado partir" para os seus afazeres profissionais, chegou o resto da família e seguimos para os nossos lugares (excelentes, diga-se de passagem). O estádio estava quase cheio e o ambiente era magnífico. Magnífico foi também o início do jogo por parte da equipa da casa, marcando um ensaio logo de entrada. Estava dado o mote para um jogo disputado e emotivo, muito interessante de seguir. O único senão: o Gonçalo Uva, lesionado, não jogava nesse dia.

O jogo foi avançando sem que nenhuma das equipas conseguisse tomar uma vantagem alargada sobre a outra. Já perto do final os visitantes conseguem um ensaio e passam para a frente por 22-17; o Montpellier tenta tudo para vencer o jogo mas não o consegue apesar de estar no limite da linha de ensaio durante largos minutos.

Grande satisfação por parte dos visitantes e grande decepção dos da casa, que deram um passo atrás na luta pela qualificação para a fase final do Top14. Permitam-me um aparte em relação à arbitragem: muito fraca, longe do nível das duas equipas, com muitos erros e sem nunca querer assumir a responsabilidade pelas decisões (chamadas constantes do vídeo-árbitro). Atrevo-me até a dizer que teve directa responsabilidade no desfecho final do jogo. Só para lembrar àqueles que tanto criticam a arbitragem nacional que: 1) arbitrar é muito difícil; 2) num país como a França, as arbitragens também podem ser más (o Chabal acabou de ser suspenso por dizer exactamente isto).

Depois do jogo, rumamos à “Bodega” para beber um copo. Ali ficámos algum tempo (umas duas horas) a ver a quantidade de gente que por lá fica no final do jogo, a beber uma cerveja e a conversar. Um ambiente espectacular que foi completado pelo reaparecimento do Gonçalo com quem tive o privilégio de poder falar um bom bocado.

Ou seja, aposta ganha. Valeu bem a pena esta ida a Montpellier. Em baixo deixo-vos algumas fotos do jogo.

Não queria terminar sem agradecer a simpatia e disponibilidade do Gonçalo Uva, um óptimo anfitrião. Obrigado por tudo (ele sabe do que estou a falar). E desejar-lhe muito sucesso na sua carreira e esperar que esse sucesso passe pela ida do Montpellier à fase final do campeonato. Lá em casa tenho dois que, de vez em quando, começam a gritar: “Montpellier, Montpellier”.

PS – No próximo sábado, o Montpellier recebe o Toulon (de Wilkinson e Contempomi) no último e decisivo jogo da fase regular. Boa sorte para os azuis.

Sem comentários: