Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

domingo, 15 de maio de 2011

Convocatórias & Camisolas

As equipas técnicas nacionais de XV e Sevens divulgaram esta semana os pré-convocados para a IRB Nations Cup que terá lugar no mês de Junho em Bucareste e os convocados para os dois últimos torneios do Circuito Mundial de Sevens do IRB.

Os jogadores seleccionados por Errol Brain e Frederico Sousa são:

Avançados: Juan Murré (El Salvador), João Júnior (CDUL), Anthony Alves (Montauban), João Correia, Eduardo Acosta, Rui D'Orey, Vasco Uva, Luís Sousa (Direito), Bernardo Costa Duarte, Juan Severino, Jacques Le Roux (Agronomia), Laurent Balangué (Colomiers) e Fernando Almeida (Vit. Setúbal);

3/4s: Pedro Leal, António Aguilar, Adérito Esteves (Direito), Rui Rodrigues, Francisco Serra (Académica), Pedro Cabral, Carl Murray, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro (CDUL), Joe Gardener (Aubenas), Pedro Silva (Belenenses) e Francisco Mira (Agronomia).

Algumas meias surpresas, como a não inclusão de homens como Julien Bardy ou Gonçalo Uva (que ainda se poderão enfrentar este ano na final do Top14), Lionel Campergue e José Pinto ou a inclusão de jogadores menos rodados na selecção nacional, como os academistas Rui Rodrigues e Francisco Serra, Luís Sousa ou o jovem Fernando Almeida, único representante da Primeira divisão.

A lista acima mencionada é complementada por um lista de 9 jogadores que se encontram de reserva para qualquer eventualidade. Não deixa de ser curioso notar que o site da FPR informa também que a lista final para a IRB Nations Cup será de 26 atletas, mas apresenta apenas 25 jogadores envolvidos nos trabalhos. Tratar-se-á dum esquecimento ou será que algum atleta irá participar no torneio sem ter participado nos treinos de preparação, constituindo assim uma surpresa?

Lembramos que os Lobos irão defrontar os Jaguares Argentinos, a Namíbia e os Kings da África do Sul num curto espaço de tempo.

Por seu lado, Tomaz Morais e Pedro Netto contarão com os seguintes atletas para os torneios de Londres e Edimburgo, que se realizam nos dois últimos fins-de-semana do mês:

David e Diogo Mateus, Sebastião da Cunha, João Mirra, Pedro Silva (Belenenses), Pedro Leal, Adérito Esteves (Direito), Gonçalo Foro, Frederico Oliveira (CDUL), Jacques Le Roux (Agronomia), Sérgio Franco (Académica) e Joe Gardener (Aubenas).

Em Londres, Portugal enfrentará na fase de grupos as selecções de Fiji, Rússia e África do Sul e em Edimburgo terá como adversários Gales, Inglaterra e Espanha.

De notar que alguns jogadores se encontram envolvidos nos trabalhos das duas selecções e terão uma carga de trabalho e jogos bastante elevada durante um curto espaço de tempo. Fica ainda por saber como será feita a gestão das convocatórias para os torneios do novo Circuito Europeu de Sevens onde Portugal defenderá o titulo brilhantemente conquistado o ano transacto em Moscovo.

Na conferência de imprensa foram também apresentados os novos equipamentos da Adidas para as selecções de XV e Sevens que são espectaculares (como podem ver) e deverão constituir um motivo suplementar de motivação para os jogadores.

O Join the Maul deseja bom trabalho a todos e um até já, em Londres.

Sem comentários: