Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Alea jacta est...


Daqui a menos de 24h já saberemos se Portugal entrou com o pé direito ou com o pé esquerdo na segunda metade do CEN 2011-2012.

Os Lobos têm uma deslocação muito difícil a Bucareste onde defrontarão os Carvalhos no Estádio do Arco do Triunfo. A questão que se põe é se o jogo terá lugar num ringue de patinagem com uma decoração em tons de verde ou num relvado.

Atendendo às condições climatéricas que têm atingido a Europa Central (aqui no Luxemburgo estivemos hoje com -12°) e mesmo considerando a melhoria provável das condições para amanhã, pergunta-mo-nos por que razão o jogo não foi adiado à semelhança, aliás, do que sucedeu com o Ucrânia - Geórgia.

Não compreendo o interesse de manter a todo o custo um jogo com temperaturas tão baixas, com as consequentes dificuldades respiratórias, num relvado (?) que poderá provocar lesões se continuar gelado e num estádio que terá, certamente, pouco público. Adiante...

A equipa nacional, seleccionada e treinada pela dupla Brain/Sousa, entendeu escalar os seguintes jogadores:
1- João Júnior
2- Mike Tadjer
3- Jorge Segurado
4- David dos Reis
5- Gonçalo Uva
6- Vasco Uva
7- Julien Bardy
8- Juan Severino
9- Pedro Leal
10- Yannick Ricardo
11- Bernardo Silveira
12- Carl Murray
13- Frederico Oliveira
14- Adérito Esteves
15- António Aguilar

16- Vasco Marques
17- Joao Mateus
18- José Leal da Costa
19- Rui D'Orey
20- Luis Sousa
21- Francisco Pinto Magalhães
22- José Lima

Por motivos vários, dos quais não temos conhecimento oficial, mas que não devem fugir muito das razões habituais (lesões, castigos, recusas de clubes franceses em libertar jogadores e desinteresse de outros), a convocatória tem algumas novidades em relação ao que é habitual, particularmente no que respeita à 1ª linha.

Assim, contamos com João Júnior como o mais experiente dos seis 1ª linha da convocatória (18 caps); se somarmos as presenças de todos os restantes 5 chegamos apenas às 12, sendo que para 3 de entre eles se tratará de uma estreia.

As estreias são sempre de saudar e é com prazer que vejo João Mateus (Académica) e Vasco Marques (CDUP) neste grupo de 22, como representantes dos jogadores de fora de Lisboa. Como tenho defendido, o futuro do rugby português passa, também, pela descentralização e pelo aparecimento (e manutenção) de bons jogadores e equipas fora de Lisboa.

Pergunto-me, todavia, se a equipa técnica nacional não estará a arriscar demasiado tendo em conta o poderio dos avançados romenos, claramente o seu ponto mais forte. A veterania, a experiência e a força dos romenos pode fazer muita mossa.

Ficaremos sem saber as razões da não presença na equipa de jogadores como Francisco Fernandes, Lionel Campergue ou Christian Spachuk para estas posições. Ao que consta, Antony Alves estará lesionado bem como Béco (um jogador muito útil). O mistério à volta de Emmanuel Rebelo continua...

Atendendo a que a nossa selecção tem poucas possibilidades de vencer o CEN e para o ano começar a qualificação para o Mundial de 2015, será que estas escolhas fazem parte de uma estratégia para dar rodagem a uma nova geração?

Por outro lado, a equipa continuará a contar com a as presenças habituais dos irmãos Uva, Pedro Leal, Adérito Esteves, Juan Severino, Antonio Aguilar ou Gonçalo Foro. Para não falar do indispensável Julien Bardy.

Completam a convocatória jogadores que chegaram mais recentemente à toca dos Lobos, como Zé Lima, Kiko Pinto de Magalhães, Luís Sousa, Bernardo Silveira ou Carl Murray.

Uma grande curiosidade será ver como se sairá Yannick Ricardo nesta sua estreia com a camisola nacional, depois de tanta polémica à sua volta.

Os dados estão lançados. A al-qateia esteve quase a garantir uma viagem a Bucareste, mas a dúvida sobre a realização do jogo levou ao cancelamento dos planos originais. Todavia, e como sempre, os lobos do Luxemburgo estarão a uivar pela equipa nacional.

Deste cantinho um pouco português (20% da população), desejamos as maiores felicidades, toda a sorte do mundo e todo o empenhamento e vontades necessárias, não só para este jogo, mas para toda a campanha.

Até breve.

PS - Transmissão em directo na SportTv2 às 13h (12h de Portugal )

Sem comentários: