Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Portugal derrotado em Bucareste (7-15)

Apesar de uma boa atitude combativa e de ter estado bem na 1ª parte (apesar de ter sofrido um ensaio muito consentido), uma 2ª parte menos conseguida (ou talvez bem melhor da parte dos romenos) em que os Lobos estiveram quase todo o tempo no seu meio campo, Portugal saiu hoje derrotado de um relvado (?) impróprio para consumo no único jogo da 1ª jornada do CEN que não foi adiado devido às condições climatéricas. O porquê, talvez alguém saiba explicar...eu não.

A verdade é que com a penalidade transformada nos momentos finais do jogo, os romenos retiraram a Portugal a possibilidade de somar um ponto de bónus defensivo, transformando esta viagem gelada a Bucareste numa desilusão em termos de resultado.

Mas o jogo mostrou apesar de tudo,uma 1ª linha melhor do que se esperava enquanto aguentou e revelou um Mike Tadjer Barbosa como uma agradável surpresa para o lugar de talonador, com várias boas introduções nos alinhamentos, um sector onde sempre temos estado deficitários.

No seu geral, a linha de avançados foi muito brava mas os 3/4s raramente conseguiram entrar no jogo, daí os destaques serem para homens como Barbosa, o inevitáveis Bardy e Uva, Severino ou David dos Reis (boa surpresa também).

Por outro lado, a estreia de Yannick Ricardo, esperada com expectativa por força dos vários comentários positivos em relação a este jogador, não confirmou o que dele se dizia. Esperamos que tenha sido apenas um mau dia e que no futuro este jogador nos venha a dar muitas alegrias.

Com 7 pontos marcados, fruto de um ensaio de António Aguilar transformado por Pedro Leal, Portugal pode ainda queixar-se das 2 ou 3 (não tenho a certeza) penalidades falhadas que nos poderiam ter dado a vitória. Mas isso agora é passado e é necessário começar, desde já, a preparar a recepção aos Ursos que na sua última visita a Lisboa ganharam um jogo que viria a mostrar-se decisivo para a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2011.

Será que teremos reforços para a 1ª linha?

Não quero terminar sem mandar especiais cumprimentos para os portugueses que estavam no estádio de bandeira na mão, a suportar o frio intenso para apoiar os Lobos.

11 comentários:

Anónimo disse...

sur ce match que peux tu reprocher a yannick ?
par contre leal a la melee a ete catastrophique et ca tu n en parle pas

Great_duke disse...

Não tenho nada contra o rapaz, mas diziam tantas maravilhas dele e eu praticamente não o vi durante o jogo. Eu não disse que ele foi pior que os outros, o que eu disse é que não correspondeu às expectativas criadas...

E espero que mostre mais já no próximo sábado.

Anónimo disse...

d accord acorde lui l escuse de son 1er match a ce niveau la et surtout qu il joue en club avec 1 super demi de melee que la celui ci a ete catastophique c est pour cela qu a nice il n est plus titulaire a la melee

Great_duke disse...

Caro amigo, o Pedro Leal é uma referência do rugby nacional. E um jogador com provas dadas.

Sinceramente, Portugal só tem a ganhar se tiver um abertura de grande nível. Tenho a certeza que os técnicos chamaram o Yannick porque acharam que ele pode ser esse homem.

Desejo-lhe, e também a si, muita sorte e muitas felicidades. Continue a visitar este modesto blog.

Anónimo disse...

Estejam descansados que para o jogo da Rússia, já vamos ter Spachuck, Murré, Penalva e Francisco Fernandes.

Se os clubes Francesas colaborassem um bocadinho mais......

E o Yannick, sem comprometer, simplesmente não fez a diferença, não mostrou qualquer brilhância. A ver vamos se foram nervos da estreia e efeitos do gelo...

O Mike, apesar de excelente nas melées e touches, ainda não tem pernas para um jogo desses inteiro. Cansado, perdeu concentração.

Com estes reforços (e outros mais para trás) os Russos vão ter um dia difícil.
A atitude guerreira dos Lobos está lá.

Anónimo disse...

Muita conversa mas a verdade é que a romenia não mostrou nada e ganhou, dominando a segunda parte. Não percebi o porque das trocas do leal lá para trás e do lima pelo aderito, a primeira linha que entrou não trouxe nenhum acrescento. O Ricardo não tem jogo para ser abertura de uma equipa como Portugal. Muito a modificar nesta equipa. Vamos Portugal

Anónimo disse...

Muita conversa mas a verdade é que a romenia não mostrou nada e ganhou, dominando a segunda parte. Não percebi o porque das trocas do leal lá para trás e do lima pelo aderito, a primeira linha que entrou não trouxe nenhum acrescento. O Ricardo não tem jogo para ser abertura de uma equipa como Portugal. Muito a modificar nesta equipa. Vamos Portugal

Great_duke disse...

De acordo. Também acho que a Roménia actual é uma equipa perfeitamente ao nosso alcance.

As substituições podem dever-se ao cansaço e desgaste. o Barbosa, segundo li, tem jogado pouco no seu clube e já não devia aguentar mais.

O nosso problema crónico da primeira linha continua com as consequências habituais na disputa das melées.

Anónimo disse...

Já saiu a convocatoria para a Russia e ha muitos regressos de França e do Zé Pinto. E ainda a estreia de um sul africano que joga na 2ª divisao profissional inglesa. Luso sul africano suponho.

Anónimo disse...

A Rússia vem sem os seus 4 melhores jogadores (os que estão em França e em Inglaterra).

Anónimo disse...

Acabei de ler que os russos vem sem os seus quatro jogadores que estão em Inglaterra e sem os três que jogam no campeonato francês. Apesar disso alguns dos melhores russos estao concentrados no Sul da Rússia com os sevens. Temos uma boa oportunidade para lhes dar uma pisa a serio sem desculpas de frio, gelo ou outra coisa qualquer. Se for verdade o comentário acima e equipa tiver ainda o reforço de mais quatro avançados franceses, com o melhor número 9 de sempre português - josé , vai ser um grande jogo.