Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Hugo Porta, um monstro do rugby

Hoje tenho para vos mostrar um bloco filatélico argentino de que gosto imenso não só pelo seu grafismo, mas também porque presta uma justa homenagem a um dos maiores vultos do desporto do país das pampas: Hugo Porta.
Hugo Porta foi um dos melhores médios de formação de que me lembro. Começou por jogar futebol, mas acabou (felizmente) por se mudar para o rugby onde veio a tornar-se uma lenda. Nasceu em Buenos Aires (11/09/1951). Durante a sua longa carreira internacional, Porta teve a oportunidade de defrontar todas as grandes potências do rugby mundial. Jogou, naturalmente, pelos Pumas mas também pelos South American Jaguars e foi o único argentino a jogar pelos South African Barbarians. Na sua carreira actuou 58 vezes pelos Pumas tendo capitaneado a equipa argentina em 34 ocasiões incluindo durante o Campeonato do Mundo de 1987 (o 1º) já com 36 anos de idade.
A sua extraordinária carreira foi reconhecida pelo IRB que o incluiu no IRB Hall of Fame.
Hugo Porta é arquitecto, mas quando deixou de jogar foi ocupar as funções de Embaixador do seu país na África do Sul a convite do Presidente Menem. Mais tarde chegou a ser Ministro do Desporto.
Entre outras honrarias é Grande Oficial da Ordem Nacional de Mérito da República Francesa.
Segundo se diz quando o seu carro foi roubado por bandidos em Buenos Aires estes decidiram devolvê-lo quando se deram conta de quem era o seu proprietário.


Sem comentários: