Hugo Porta foi um dos melhores médios de formação de que me lembro. Começou por jogar futebol, mas acabou (felizmente) por se mudar para o rugby onde veio a tornar-se uma lenda. Nasceu em Buenos Aires (11/09/1951). Durante a sua longa carreira internacional, Porta teve a oportunidade de defrontar todas as grandes potências do rugby mundial. Jogou, naturalmente, pelos Pumas mas também pelos South American Jaguars e foi o único argentino a jogar pelos South African Barbarians. Na sua carreira actuou 58 vezes pelos Pumas tendo capitaneado a equipa argentina em 34 ocasiões incluindo durante o Campeonato do Mundo de 1987 (o 1º) já com 36 anos de idade.
A sua extraordinária carreira foi reconhecida pelo IRB que o incluiu no IRB Hall of Fame.
Hugo Porta é arquitecto, mas quando deixou de jogar foi ocupar as funções de Embaixador do seu país na África do Sul a convite do Presidente Menem. Mais tarde chegou a ser Ministro do Desporto.
Entre outras honrarias é Grande Oficial da Ordem Nacional de Mérito da República Francesa.
Segundo se diz quando o seu carro foi roubado por bandidos em Buenos Aires estes decidiram devolvê-lo quando se deram conta de quem era o seu proprietário.

Sem comentários:
Enviar um comentário