Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

domingo, 11 de outubro de 2009

Marcoussis e o CNR Francês

Durante os próximos dias vou mostrar-vos que uma colecção filatélica não é só feita de...selos! Na verdade, a filatelia junta aos selos todos os outros tipos de peças relacionadas com o envio postal, tais como os carimbos, os envelopes pré-selados (envelopes vendidos com selos já impressos) de emissão pública, semi-pública e privada e impressões de máquinas de franquia (em francês EMA).
Começo precisamente por este último tipo. O que vos mostro hoje são dois exemplares de impressões destas máquinas que dizem respeito a Marcoussis: uma em encarnado e uma outra em azul com o valor em Euros.
Marcoussis é a localidade onde a Federação Francesa de Rugby decidiu instalar o seu Centro Nacional de Rugby. Tudo começou em 1998 quando a FFR decidiu criar uma infraestrutura que respondesse às necessidades dos diferentes actores do rugby francês (jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes). O CNR foi oficialmente inaugurado a 18/11/2002, situa-se a pouco menos de 30km de Paris e tem condições extraordinárias para a prática e desenvolvimento da modalidade.
Para quem quiser saber mais sobre o CNR (quem me dera que em Portugal tivéssemos algo de semelhante) pode consultar o site da FFR em:

http://www.ffr.fr/index.php/ffr/cnr




Sem comentários: