Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Allez les petits"

A minha peça de colecção de hoje é algo um pouco particular e raro mas como diz respeito a Portugal resolvi que seria uma boa ideia para os primeiros dias da minha apresentação. Trata-se de um selo francês de 2007 com uma vinheta (um anexo, se assim quiserem) com o logótipo "Rugby Portugal".
Em França, alguns meses antes do Campeonato do Mundo de 2007, os correios franceses lançaram um selo alusivo à expressão "Allez les petits" numa homenagem ao célebre comentador de rugby francês Roger Couderc, que utilizava esta expressão para incentivar os "bleues" quando dos seus jogos. Este selo servia também como o encorajamento de "La Poste" à selecção nacional francesa para o Campeonato do Mundo organizado pela França.

Foi lançado na versão tradicional com goma (cola no verso para lamber) e na versão autocolante. A versão autocolante permitia aos filatelistas interessados comprar folhas de 10 selos em que era possível utilizar uma imagem à escolha do mesmo como anexo ao selo.
Foi assim que um filatelista francês resolveu utilizar os logótipos das diferentes selecções participantes como anexos dos seus selos
"Allez les petits". Por esta razão, esta edição personalizada é extremamente rara não devendo existir mais de algumas dezenas de exemplares em todo o mundo.

Sem comentários: