Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O porquê deste blog!

Nunca joguei rugby! Mas sem nunca o ter jogado, desenvolvi um gosto enorme pela modalidade que é, quando bem jogada, o mais belo desporto do mundo.
O bichinho do rugby apareceu ainda nos anos 80…como é que alguém poderia ficar indiferente às arrancadas do Serge Blanco no Torneio das 5 Nações? Passei a seguir religiosamente todos os jogos que a televisão tinha a amabilidade de passar e que, então, se limitava ao 5 Nações.
Cresci no Algarve e na minha região não havia rugby…aliás, não havia rugby num raio de muitos km. Perdi, assim, a possibilidade de ter escola e aprender não só a jogar mas também a compreender as regras. Isto tive de o fazer à custa de algumas horas de leitura e o visionamento de muitos jogos.
Tive a felicidade de ir estudar para Coimbra onde o rugby tem história. Não joguei, mas acompanhei de perto a “minha” Académica, ainda para mais porque alguns dos meus colegas de curso evoluiram numa equipa que deu o último título nacional à velhinha AAC.
Fui depois para Lisboa, onde acompanhava as deslocações da Académica e aproveitava para ir ver alguns jogos na Tapada e nas Olaias. Descobri os Sevens, minha grande paixão, no “Lisboa Sevens”.
Quis o destino que uma oportunidade profissinal me trouxesse para o Luxemburgo, onde vivo há 8 anos. O rugby aqui é quase inexistente: dois clubes (RC Luxembourg e RC Walferdange), uma escola de rugby (ER das Comunidades Europeias) e uma selecção nacional quase totalmente composta por estrangeiros que por cá trabalham. É pouco…
Por outro lado, passou a ser mais fácil deslocar-me para ver grandes jogos como o Campeonato do Mundo em França (2007), o Campeonato do Mundo de Sevens no Dubai (2009) ou o Campeonato da Europa de Sevens em Hannover. Com um grupo de amigos criámos aquilo a que chamámos a “Al-Kateia”, uma homenagem aos nossos Lobos que tantas alegrias nos têm dado.
Aconteceu também que ao vir para este pequeno país no centro da Europa passei a ter muito mais facilidade em encontrar items para uma das minhas outras paixões: a filatelia, que começei quando tinha apenas 12 anos.
Há cerca de 3 anos pensei em juntar o útil ao agradável e começei uma colecção filatélica sobre o tema “rugby”. Confesso que fiquei surpreendido com a quantidade de coisas que fui encontrando. Como estou no centro da Europa e muito perto de um dos grandes colossos do rugby (e da filatelia) a tarefa de juntar peças interessantes têm-se mostrado bastante recompensadora.
É esta colecção que eu quero dar a conhecer e, quem sabe, levar outras pessoas a iniciarem colecções similares: o coleccionismo é uma forma muito engraçada de ficarmos a conhecer bem um determinado tema.
Claro está que aproveitarei para partilhar convosco outros objectos que fui guardando e que julgo serem de interesse. Paralelamente e dentro das minhas possibilidades, tentarei partilhar opiniões, fotos e informações que possam completar o que de muito bom já se faz ao nível dos blogs sobre o rugby já existentes. Se se proporcionar, incluirei partes en francês e inglês para que alguns outros amigos possam usufruir do blog…mas isso só o tempo dirá se será necessário.
Por agora renovo o meu convite: JOIN THE MAUL! Podemos fazer do coleccionismo sobre o rugby um maul dinâmico imparável.

Sem comentários: