Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

domingo, 28 de março de 2010

Samoa imparável em Hong Kong


A equipa de Samoa venceu hoje o segundo torneio no espaço de uma semana. Na verdade, depois de uma final emocionante em que os All Blacks tomaram a dianteira por dois ensaios, os samoanos conseguiram dar a volta por cima e acabar por vencer a Taça Cup por 24-21, assumindo a liderança do ranking mundial de Sevens. Foi uma grande final, com Sevens de altíssima qualidade...

A final da Taça Plate foi vencida pela Austrália num jogo com poucos pontos (12-5) frente aos sempre difíceis sul-africanos.

Na Taça Bowl, o Canada, que tinha deixado Portugal pelo caminho na 1/2 final, derrotou, sem apelo nem agravo, os campeões do mundo em titulo de Gales por concludentes 35-19. Os canadianos jogaram muito bem e não deram quaisquer hipóteses aos galeses...

Finalmente, a Taça Shield ficou nas mãos (simpáticas) da equipa casa, Hong Kong, vitoriosa frente a Rússia por 19-17. Os da casa estiveram sempre na frente, mas deu a ideia que se a final durasse mais um minuto, os russos levariam a melhor.

Uma palavra final para Portugal que fez um bom torneio, vencendo facilmente a Tailândia e ganhando com categoria à França. A derrota frente a Fiji é normal e os dois restantes resultados (derrotas tangenciais por 17-10 e 26-24) frente aos norte-americanos e canadianos mostram que a equipa foi capaz de se bater de igual para igual com adversários fortes.
Faltou aquela pequena coisa para que Portugal pudesse ter saído de Hong Kong com algo mais.

A equipa nacional voltará a competir no final de Maio quando disputar os dois últimos torneios do circuito mundial, em Twickenham e Murrayfield.
Recorde-se que Portugal terá de apresentar duas equipas já que no fim-de-semana de Londres, Portugal estará também envolvido na qualificação para o Campeonato da Europa da variante, com um torneio em Odense (Dinamarca). A 6 de Junho, o 2° torneio de qualificação terá lugar em Split (Croácia) e, como se espera, Portugal marcará presença na final de Moscovo no fim-de-semana de 10 e 11 de Julho.

6 comentários:

Manuel Cabral disse...

Querido amigo, como habitualmente um apontamento de crónica cheio de qualidade, como jános habituou.
Deixe-me só referir que, sendo uma pena que os Linces não tenham chegado àfinal, aquela "pequena coisa" pode ser muitomaior do que parece.
Na verdade Portugal continua a encarar os sevens e a participação nas grandes competições da modalidade,como um fait divers de fim de semana.
Ao mesmo tempo, TODOS os restantes países, desde a Espanha - com um orçamento para a preparação da sua equipa nacional quase sete vezes superior ao de Portugal - passando por todos os países do Leste, com forte participação dos respectivos CO's, pelso E.U.A., Canadá, Argentina, Quénia, etc.
Enquanto não se avançar com um plano integrado de desenvolvimento, que trate de fomentar a prática e os torneios ao nível dos clubes, e das regiões, até à preparação das seleções nacionai, vamos continuar a sentir a falta de qualquer coisa...

Great_duke disse...

Eu sei...eu sei...
Como já deve ter percebido, eu sou um grande fã dos Sevens. Estou na expectativa para ver o que é que vai acontecer agora com a reorganização da parte técnica da FPR.
Ah! É verdade, sou capaz de ir a Murrayfield. Estou a tentar organizar-me...

miguel rodrigues disse...

Segundo informação oficiosa, Portugal conseguiu mudar a participação do torneio de Odense para Ostrava. Abraço.

Manuel Cabral disse...

Miguel,
A ser verdadeira essa informação, é trocar a chuva pelo molhado, já que Ostrava é no fim de semana de 29/30 de Maio, quando Portugal vai jogar o Edimburgo 7's.
Uma troca para servir os nossos interesses teria de ser para Split (Craoácia - 5/6 de Junho) ou Paphos (Chipre - 12/13 de Junho.
Vamos ver...

Great_duke disse...

Obrigado Miguel. Quando dizes Ostrava, queres dizer Odessa? É que Ostrava não está no documento que vi no site da Fira. Se for Odessa, então o Manel tem razão porque calha no fds de Murrayfield...

Em Split já nós estamos, logo uma troca interessante poderia ser uma antecipação para o fds antes de Twickenham, em Sopot. Ou então o de Paphos, que é o último (devo dizer que já lá estive nessa época e o calor é terrível, pelo que esta solução não me parece a melhor).

Manuel Cabral disse...

Que grande confusão fui eu arranjar! É o que dá escrever de cor...