Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Jovens Lobos em 5° no Europeu de Sub-19 - Al-qateia volta a "atacar"

Foi num sábado cinzentão que voltei a Bruxelas para ver o jogo final dos nossos jovens Lobos no campeonato da Europa de Sub-19.

Desta vez em formato familiar, a Al-qateia do Luxemburgo não quis deixar de estar presente do jogo em que portugueses e espanhóis se defrontavam em luta pelo 5° lugar.

Foram 988km divididos por dois fins-de-semana para ver a nossa rapaziada honrar a camisola que vestem. Se da 1ª vez o resultado não foi o que pretendíamos, já da 2ª o regresso a terras do Grão-Duque Henri foram com um sorriso de satisfação face à vitória lusa.

A partida do Luxemburgo deu-se pouco depois das 10h e a viagem correu sem percalços. Chegados a Bruxelas, fomos directos à “fritaria” da semana anterior para nos abastecermos de calorias.

Estacionado o carro mesmo em frente à porta principal do Estádio Rei Balduíno, lá nos dirigimos para a mesma porta da semana anterior. Surpresa: a entrada fazia-se pelo portão da maratona e quando lá chegámos fomos inquiridos: “Votre ticket, SVP?”...Ah!!! Mas na semana passada foi de borla...

Pago o bilhete e carimbada a mão duas vezes (o “bilhete” para dois adultos), lá nos instalámos, olhando de soslaio para as 4 ou 5 bandeiras espanholas espalhadas pela parte central da bancada. Sacámos da nossa bandeira e da nossa “mensagem de apoio” e prepará-mo-nos para enfrentar o “exército espanhol”, em clara maioria, tal como em Aljubarrota.

Cantou-se “A Portuguesa”, ouviu-se o hino de nuestros hermanos (que não tem letra, quiçá por causa de questões linguísticas) e começa o jogo.

Desta vez, não havia diferença de físico entre as duas equipas (quer dizer, não havia sub-19 com ar de sub-29) e o jogo começou com uma toada equilibrada. Marcam os espanhóis uma penalidade e a sua falange começa a celebrar a vitória ja ali assegurada (aos 11m) – um hábito muito espanhol o de deitar os foguetes um pouco cedo... Grita-se “España” e nós respondemos com “Vamos Portugal!!!” e com uma penalidade convertida por Zé Lima.

Portugal ganha confiança e num movimento excelente, com um maul dinâmico imparável (ou não estivesse o “Join the Maul” por ali) Portugal marca um ensaio de grande qualidade, a mostrar aos espanhóis que a vitória não era assim tão certa. Autoria do ensaio: pack português, tenor Bruno Morais.

Zé Lima converte o ensaio e Portugal passa para a frente por 10-3. Mas os espanhóis, que são malta aguerrida, não baixam os braços e apesar de Portugal se mostrar mais forte respondem com um ensaio não convertido. Ao intervalo 10-8.

Acabam as batatas e demais fritos e começa a 2ª parte com Portugal a mostrar vontade de alargar a sua vantagem, trabalhando o jogo muito bem e marcando um 2° ensaio por Filipe Pereira; ensaio novamente convertido pelo suspeito do costume, Zé Lima.

Portugal entra então num período do jogo de claro domínio em que poderia (e atrevo-me a dizer, devia) ter marcado mais pontos, o que só acabou por acontecer já na fase final com um 3° ensaio por Francisco Correia (desta feita não transformado).

Os nossos vizinhos ainda conseguiram ir buscar forças para marcar um 2° ensaio (convertido) e o resultado final acabou por ser 22-15.

Os portugueses deram largas ao seu contentamento, os espanhóis ficaram tal e qual a invencível armada e nós particularmente satisfeitos pela malta ter vindo agradecer o nosso “grandioso” apoio e ter trepado bancada acima para uma foto de família - os meus miúdos assustaram-se um pouco com aquela generosa carga :-).

Partimos do Heysel com alegria e ainda fomos a tempo de tomar um cafézinho com um dos membros da Al-qateia que se mudou do Luxemburgo para a capital da Europa e que, desta feita, não pôde rumar ao estádio por imperativos familiares.

Para terminar, um pequeno balanço: 3 jogos, 2 vitórias e 1 derrota com a equipa que viria a vencer o Torneio. Não conseguimos entrar nos 4 primeiros o que seria melhorar o nosso actual estatuto, mas mostrámos ser os mais fortes do 2° lote. O que teria acontecido se tivéssemos jogado com a Bélgica como inicialmente tinha sido indicado no site da Fira?

Para quem vive no estrangeiro é sempre um prazer ir ver jogar Portugal, nem que para isso se tenha de fazer 1000km ao volante. Não custa nada...outros poderiam tentar fazê-lo!!!


Aqui ficam as fotos do dia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eram 4 que valiam por 40.000, muito obrigado!

Anónimo disse...

Parabens "primo" pelo excelente trabalho e dedicação!!
Grande abraço
Bernardo Gaivão
P.s- A ver se nos cruzamos again num jogo da nossa selecção por essa Europa fora.

Great_duke disse...

Caro primo Bernardo,
Obrigado pelas palavras e seria um prazer voltarmos a encontrar-mo-nos somewhere...
Até poderia ser em Lisboa durante este mês, mas vou ter de ir a Londres em trabalho e vou aproveitar para ir a Cardiff ver o Gales - Springboks. Com isto não sei se terei tempo e € para ir a Lisboa.
Um abraço.
Manel