Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

domingo, 21 de novembro de 2010

Lobos vencem Welwitschias pela 1ª vez


Depois de ter "falhado" o Portugal - USA por estar em Cardiff e com tantos comentários abonatórios à prestação da equipa nacional, não poderia deixar de assistir ao jogo contra a Namíbia, nem que fosse na bancada central da minha sala.

E assim aconteceu. Numa pausa entre as omnipresentes tafefas domésticas de fim-de-semana (neste caso as fascinantes actividades de pintura da cave e instalação de electricidade no abrigo do jardim) e antes de um jantar com os antigos estudantes da Universidade de Coimbra residentes por estas paragens, lá me instalei no sofá para ver os Lobos.


Devo dizer que no ano passado tinha ficado frustrado porque tínhamos coleccionado a 4ª derrota contra os namibianos num jogo que deveríamos ter ganho. Desta feita, a criançada entregava-se nos braços de Morfeu, o que me permitiu seguir o jogo com mais atenção.


Sem entrar muito em considerações técnicas, pois não me considero à altura de entrar muito por esses campos (sim, sou apenas um mero admirador do jogo), creio que Portugal entrou com vontade de rectificar o resultado do ano anterior, mas talvez o excesso de vontade de o fazer explique algumas faltas (demasiadas) cometidas e que deram aos africanos a possibilidade de arrecadar alguns pontos sem que estivessem, realmente, no limiar de marcar ensaios. Foi assim que o médio de formação namibiano aumentou o seu pecúlio marcando alguns pontapés, um deles num excelente drop.


Perto do intervalo, Pipoca tenta uma "chandelle" e o namibiano Van Zyl faz clara obstrução. Resultado: cartão amarelo e 10 minutos para pensar na vida.


Portugal volta melhor para a 2ª parte e aproveita a vantagem numérica para ganhar algum conforto no marcador com uma penalidade e um ensaio não convertido.


O jogo caminha para o final e Portugal esta na frente por 17-9, Severino leva amarelo e ficamos 10 minutos com menos um, os namibianos marcam apenas uma penalidade neste período, mas ficamos ao alcance de um ensaio transformado...temi...


A equipa nunca se desuniu e nunca chegou verdadeiramente a tremer, o que nem sempre foi o caso no passado. Mostrando personalidade, Portugal continuou a controlar o jogo e acabou em apoteose com um ensaio fruto de um maul dinâmico excelentemente interpretado pela avançada lusa. Um daqueles ensaios que faz empolgar qualquer estádio. Joe não falha o pontapé e o jogo acaba com 24-12: estava consumada a 1ª vitória de Portugal sobre a Namíbia.


Quero notar que Portugal tinha vindo sempre a encurtar distâncias nos resultados contra os namibianos que começaram por nos sovar e desta feita já foram derrotados. Esperemos que a tendência continue...


Uma palavra para a excelente arbitragem inglesa do Sr. Garner.


Uma nota negativa para a falta de público. A bancada coberta parecia estar bem composta, mas o resto do EUL estava deserto. Porquê, ainda para mais depois da boa exibição da semana anterior?


Nota muito positiva para Julien de Sousa Bardy. Que jogador! Em todo o lado, é um prazer vê-lo jogar e um orgulho saber que um jogador como ele quer representar os nosso país. Se houvesse um "man of the match", teria de ser ele.


Pela segunda semana consecutiva, a nossa avançada esteve bem. O Gonçalo Uva (foi o autor do 2° ensaio) pareceu-me ter encontrado a boa forma e a motivação que pareceu não ter no último ano, Tiago Girão a muito bom nível e os pilares que vêm da Gália são realmente reforços; Gardener a médio de abertura parece ser uma aposta ganha.


Resumindo: Portugal venceu e venceu bem. Foi superior e consistente. Mas não fez uma exibição de encher o olho, teve muitas falhas (particularmente na 1ª parte) que têm de ser corrigidas. Como não vi o jogo da semana passada não posso comparar, mas a fazer fé nos comentários que li, deveremos ter estado melhor contra os USA. Mas vamos no bom caminho. "With a smile on our faces" como pediu EB ao intervalo. E acreditar, acreditar sempre que somos capazes...

2 comentários:

M Carmo disse...

Olá,

O que é uma chandelle? No goggle só me aparecem sites de aviação.

Abraço

MC

Great_duke disse...

:-)

É chutar a bola por cima da defesa adversária e ir apanhá-la mais à frente...eu já ando a ficar apanhado com alguns francesismos...

Os ingleses chamam-lhe "up & under", mas creio que em português não existe nenhum termo especifico.