Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rugby Luxemburguês - onde estamos?

Estamos a chegar ao fim de Novembro e o frio começa a apertar. É um bom momento para fazer um ponto da situação do que se tem passado com as equipas luxemburguesas nos diferentes campeonatos em que participam.

Comecemos pela equipa nacional: o “Leão Vermelho”disputou dois jogos do Campeonato da Europa das Nações, Divisão 2B e manteve o nível habitual.
No 1º jogo, o Luxemburgo foi vencer à Finlândia por 18-10 (deixando o último lugar do ranking IRB nas mãos dos finlandeses) e depois foi derrotado em casa pela Bulgária por 8-18.

A equipa mais representativa do rugby local, O Rugby Clube do Luxemburgo, a militar na 2ª Divisão Sul do rugby alemão está a realizar um bom campeonato, na linha do que aconteceu na época passada e segue na 3ª posição com 6 vitórias e 2 derrotas, como se pode ver no quadro abaixo.


A segunda equipa do país, O Rugby Clube de Walferdange – Renerts (Raposas) está a passar um mau bocado na Liga Regional da Valónia (depois de na última época ter descido de divisão) e em último lugar com 6 derrotas e 1 vitória, como poderão constatar no quadro seguinte. Queria notar que na Bélgica existem muitíssimo mais equipas que em Portugal…


Em contrapartida, a única equipa feminina do país está a dar excelente conta de si e apesar da juventude (como equipa e das suas jogadoras) está num excelente 1º lugar na 2ª Divisão- série B da Bélgica contando com 5 vitórias (e quase 300 pontos marcados) e 1 derrotas, como verão no quadro respectivo.

Ou seja, se por um lado não parece haver uma evolução no que respeita ao rugby masculino, já do lado das meninas, as luxemburguesas parecem querer mostrar qual é o caminho a seguir aos rapazes.

Sem comentários: