Este espaço conjuga duas paixões: o rugby e o coleccionismo. Pretende dar a conhecer (aos poucos) a minha colecção filatélica já bastante avançada sobre o tema "rugby" e, simultaneamente, aproveitar esse pretexto para, aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre "coisas" deste desporto fantástico. Claro está que um dos objectivos é conquistar adeptos para este tipo de coleccionismo, fazendo com que se juntem a este MAUL DINÂMICO!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Um fim-de-semana para reflectir

Dizem as crónicas e os comentários que a final da Taça Federação foi estragada pelo comportamento menos próprio de parte dos presentes. A questão já foi levantada noutras ocasiões e, pelos vistos, não há fim à vista para o mau comportamento de certas pessoas.

Já nem sequer relevo a falta de educação e fair-play de espectadores; é triste saber que pessoas com responsabilidades na modalidade se comportam de forma inaceitável pelos nossos campos.

Sempre ouvi dizer que o exemplo tem de vir de cima. O que farão os nossos jovens quando o exemplo que têm dos seus dirigentes, técnicos e até pais é o da falta de respeito, do insulto fácil e da total falta de Fair-Play, numa modalidade que se gaba de ser uma escola de virtudes.


Os órgãos federativos têm de tomar medidas para evitar a repetição continuada destes comportamentos. É esse o seu dever, doa a quem doer.

Parabéns a Agronomia que venceu o troféu principal.

A Académica venceu o troféu Plate. Parabéns também para eles. Os dois jogos a eliminar (½ final e final) não foram muito difíceis para a equipa de Coimbra porque, pura e simplesmente, os adversários não compareceram.

Se a falta de comparência do CRAV foi dada como forma de protesto (ainda assim inaceitável) já a não comparência do Belenenses à final é escandalosa e deveria deixar os de Belém envergonhados (com todo o respeito que o Belenenses me merece).

Desde logo se pergunta como é possível que uma equipa que já tinha dado uma falta de comparência na fase de grupos - demonstrando uma total desconsideração por uma equipa (UTAD) que luta todas as semanas por sobreviver, que tem deslocações onerosas a fazer e que, apesar de tudo isto, se apresenta aos jogos, por vezes mesmo apenas com 12 jogadores - possa jogar a final da taça.

Pergunto agora que medidas serão tomadas para punir o Belenenses. Se existe um vazio legal é uma vergonha. Se tal vazio não existe, o Belenenses merece uma punição exemplar. O que se passou é inaceitável e revela um total desrespeito pelos adversários.

Esta questão faz-me pensar novamente na questão da descentralização do Rugby. A má vontade demonstrada por certas equipas da capital quando têm de sair da bonita Lisboa é manifesta. Mas, quer queiram, quer não, Portugal não é só Lisboa. Quem não quer respeitar isto não se dá ao respeito.

Daqui vai um passo para perguntar por que razão um jogo como o Portugal – Ucrânia não foi deslocalizado para fora de Lisboa. Certamente, haveria mais público do que aquele que no sábado esteve no EUL.

Jogo que Portugal ganhou (bem, outra coisa não seria de esperar), mas em que não foi convincente no seu colectivo, permitindo a uma equipa fraquinha marcar 3 ensaios e demonstrando insuficiências a vários níveis de jogo.

Por fim, e para rematar o comentário de um fim-de-semana que não foi grande coisa para a modalidade, dá ideia de haver muita gente satisfeita quando Portugal não consegue nem os resultados nem as exibições que gostaria. É a mesquinhez e a inveja nacional no seu pior. Por isso é que Portugal não sai da cepa torta em coisa nenhuma.

Enfim, um fim-de-semana lamentável em que se salva (apesar da exibição) a vitória de Portugal e o espírito desportivo de alguns clubes que insistem em não deixar morrer a modalidade fora da capital (apesar disso parecer ser a vontade de muitos).

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente comentário.

As faltas de comparência são um insulto tão maior quanto melhor classificado estiver o clube faltoso.

Oxalá os regulamentos permitam um castigo exemplar